Yakimeshi

O arroz frito faz parte da culinária oriental, e cada país costuma ter a sua própria versão. O yakimeshi é um termo da língua japonesa que quer dizer arroz frito, e o prato tem origem principalmente na China. Também pode ser chamado apenas de chahan. Os principais ingredientes do yakimeshi são o arroz já cozido, ovos mexidos, cenoura picada e alguma proteína, como presunto, carne de porco, carne bovina, camarões ou frango. Para finalizar, a cebolinha picada é disposta por cima do arroz já frito.

Se você já comeu este arroz na comida chinesa delivery ou em algum restaurante e quer fazer em casa, separamos algumas receitas diferentes de yakimeshi com temperos e ingredientes variados para você se aventurar na cozinha. Vamos começar? Você verá como é fácil de fazer.

1. Receita de yakimeshi oriental com legumes

Para fazer esta receita de yakimeshi você precisará de 300g de arroz cozido, 1 cenoura picada em cubos, 6 unidades de vagem picadas, 4 ovos, cebolinha e sal. O primeiro passo é cozinhar os legumos até eles ficarem “al dente” e depois deixá-los escorrendo. Depois, frite os ovos na frigideira sempre mexendo com uma espátula. O próximo passo é acrescentar o arroz, os legumes e o sal. Depois de finalizado, acrescente a cebolinha picada e pronto. Seu yakimeshi está feito.

2. Receita de yakimeshi com ervilha e milho

Já esta versão de yakimeshi é um pouco diferente da anterior, principalmente em relação a proteína, aqui ela usa frango como base. Depois a ervilha, o milho e a cenoura são acrescentados. Depois de cozidos juntamente com os ovos, toda a mistura é separada para que o arroz seja frito na frigideira. Depois junta-se tudo na panela com temperos. Confira no vídeo.

3. Receita de yakimeshi com carne de porco e brócolis

E se você quer mais uma versão com carne, esta receita utiliza a copa lombo como proteína para preparar o arroz frito. Ela é marinada com shoyu e óleo de gergelim. Depois disso, o ovo mexido é feito e reservado. O próximo passo é ligar o fogo forte na frigideira ou no wok e acrescentar alho e gengibre, depois a carne. Por último, os vegetais e os temperos. Confira no vídeo.

4. Receita de yakimeshi fácil

Esta receita segue o mesmo padrão das anteriores, a diferença é no uso da cenoura ralada ao invés de picada e presunto picado.

5. Receita de yakimeshi tradicional

6. Receita de yakimeshi vegano

Quem disse que o yakimeshi precisa ser feito com presunto ou algum tipo de carne? Veja esta opção vegana que utiliza cogumelos shitake e shimeji no lugar da proteína. E o melhor de tudo? Não leva ovo.

7. Receita de yakimeshi simples com cenoura e vagem

8. Receita de yakimeshi

E por último, mais uma receita super simples e tradicional de arroz yakimeshi com presunto, cenoura, ovos mexidos e cebolinha picada.

Agora você já sabe como preparar um delicioso yakimeshi

Depois de assistir a todas estas receitas que selecionamos, você já sabe como preparar yakimeshi com diferentes ingredientes e formas de cozinhar. A lista de itens é bem curta e este é um dos pratos orientais mais simples de se fazer em casa, além de ser fácil encontrar todos eles em qualquer supermercado. Está pronto para começar?

Deixe uma resposta