Receitas de Batata Rústica

Batata é bom e todo mundo gosta, não é verdade? Afinal, esse tubérculo é um ingrediente versátil e harmoniza com diversos alimentos. Ela pode ser temperada, frita, assada, salteada e serve até para aquele purêzinho do dia a dia. Mas se tem um acompanhamento que casa com quase tudo na culinária salgada é a batata rústica.

O modo de preparo é muito simples, ou melhor, não precisa ser nenhum mestre na cozinha para fazer. Se você possui seu combo de temperinhos em mãos fica ainda mais fácil, já que esse prato não tem regras.

Então, que tal conferir a lista abaixo e aprender como fazer batata rústica em casa?

1. Batata rústica assada

Aprenda todos os segredos para fazer uma batata rústica perfeita: com casca, crocante, alho, alecrim e tudo o que tem direito. O corte é livre, do jeito que você preferir e os temperos não precisam de nenhum preparo. Porém, as batatas passam por um processo de cozimento em água fervente por exatos cinco minutos. Já o grande segredo é não aglomera-las na assadeira, pois todas devem entrar em contato com o fundo, o que ajuda a criar aquela crosta dourada que a gente adora. Dica: não tenha dó da quantidade azeite, adicione sem medo que é sucesso!

2. Batata rústica no forno

Outra maneira interessante de preparar uma batata rústica é fazer as famosas canoas recheadas de bacon e queijo. O modo de preparo conta com algumas etapas, sendo três no forno e o restante para a montagem. A receita mostra todo esse passo a passo que vai desde a lavagem do tubérculo até o resultado final. Sugestão: quanto mais miolo retirar, mais as canoas ficam crocantes.

3. Batata rústica frita

https://www.youtube.com/watch?v=urE2F5Ukv2E

Você é daqueles que curte uma friturinha? Então, vai amar essa receita de batata frita! A batata Asterix passa por quatro processos importantes: cozimento, secagem, fritura e por último os temperos. O mais legal é que você pode brincar com as combinações fazendo mini porções com diversos sabores, ou seja, trocando os condimentos e as ervas por outros. Aqui, por exemplo, foram utilizados o alecrim, alho em pó, pimenta chilli em pó, páprica picante e sal.

4. Batata rústica na airfryer

Antes da “fritura” na airfryer, você precisará manipular as batatas. Nesse caso, elas passam por um cozimento de quinze minutos em água fervente e depois em um choque térmico na água com gelo. Pode aparentar trabalhoso, mas esse procedimento faz toda a diferença na textura final e garante aquela casquinha extremamente crocante. Já o tempero é o básico: sal grosso, orégano e azeite.

5. Batata doce rústica

O segredo para essa batata doce também ficar crocante é passar pelo cozimento de dez minutos em água quente. Depois é só escorrer bem e temperar com amido de milho, chimichurri em pó, páprica defumada, azeite e sal. Essa etapa você pode fazer com a ajuda de um saquinho ou na mão mesmo. O importante é que essa mistura fixe bem nas batatas. Leve para o forno por quarenta minutos e está pronta!

6. Batata rústica Outback

Se batata é vida, rústica e com molho de queijo é o que? O paraíso! Essa receita conta com três etapas: o molho de queijo, as batatas assadas e por fim, a montagem. O primeiro passo nada mais é que o molho bechamel com queijo e tomate, ou seja, o clássico rosé. As batatas são cozidas e coradas com azeite, sal e páprica. E o resultado do gratinado não poderia ser outro: mussarela no fundo, batatas dos lados e o molho de queijo no meio com bastante pimenta de moça.

7. Batata rústica na churrasqueira

Essa é uma receita de batata rústica feita na churrasqueira, ou melhor, na brasa. Como elas são pré cozidas, ficam prontas rapidamente, em torno de dez minutos. Os temperos sugeridos são o sal, lemon pepper e azeite. O resultado são gomos dourados, com frisos marcantes, quentinhos e com sabor de quero mais!

8. Batata rústica Rita Lobo

Para quem deseja fugir da batata frita, a versão assada da Chef Rita Lobo é uma excelente escolha. Aqui, elas são pré cozidas com sal por seis minutos e depois assadas por cerca de quarenta minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos para que dourem por igual. Já o tempero fica por conta de uma combinação fresca de alecrim, tomilho, sálvia, pimenta do reino e alho.

9. Batata rústica Tastemade

Essa receita do Tastemade Brasil é simplesmente sensacional: batatas fritas temperadas. Corte as batatas em gomos, seque bem com papel toalha e frite aos poucos para não esfriar o óleo. Em outra frigideira refogue a cebola em tiras, o alho picado, o gengibre ralado, a pimenta de moca picado e por fim jogue as batatas fritas. O resultado é um petisco apimentado e, ao mesmo tempo, oriental com um interior macio e uma casquinha crocante.

10. Batata rústica com páprica

Essa é uma opção em que as batatas não precisam ser cozidas, já que depois de temperadas vão direito ao forno. Aqui, o gostinho fica por conta do azeite, sal, pimenta do reino, páprica, alecrim e queijo parmesão. O tempo no forno é de aproximadamente quarenta minutos. Dica: espalhe os gomos na assadeira, sem encostar ou sobrepor, pois quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam.

11. Batata rústica com alecrim

Nessa receita, as batatas são cortadas e cozidas no sal e bicarbonato de sódio. Depois de secas, elas são assadas com um azeite de ervas caseiro e, para finalizar, basta acrescentar os temperos coados. A sugestão de acompanhamento é o famoso sour cream, também chamado de creme azedo. Vale a pena experimentar!

12. Batata rústica temperada

https://www.youtube.com/watch?v=BjHtGiBsiDY

Essa é uma receita bem prática, em que as batatas são descascadas, cortadas, temperadas e levadas ao forno. Confira a lista dos condimentos: tomilho, páprica picante, lemon pepper, sal defumado, alecrim e azeite. O tempo de forno é de aproximadamente quarenta e cinco minutos.

13. Batata rústica recheada

A sugestão dessa receita é para dar uma turbinada naquela batata rústica congelada. E sabe como? Recheando com um creme de queijo cheddar e crispy de bacon caramelizado. A culinarista ensina a fazer o recheio e dá alternativas para substituir o xarope de bordo da caramelização. Clique na receita e confira todas as dicas de como fazer uma batata rústica digna de rede de fast-food.

14. Batata rústica crocante

Essa batata assada é tão boa quanto ou melhor que a versão frita! É importante ressaltar que a escolha da batata faz toda a diferença, por isso opte pela rosa ou Asterix que contem mais amido. O que garante uma crocância extra é camada de flocos que vai por fora e ainda são temperadas com alecrim, cúrcuma, sal, alecrim e páprica. Vale a pena conferir!

15. Batata rústica simples

Essa é uma receitinha simples, com casca e tudo, mas que tem alguns segredinhos para que a batata fique sequinha e saborosa. A pitada de tempero fica por conta do zaatar, ou seja, fica uma mistura de especiarias e ervas incrível. Dá uma olhada no passo a passo e experimente fazer em casa!

E você é do time que trocaria as batatas palito por rústicas? Além de serem mais saudáveis, ficam incríveis com qualquer tipo de ervas e podem ser um ótimo aperitivo. Elas também são perfeitas para acompanhar aquele delicioso hambúrguer da semana. Ah, e se não curtir batata, pode trocar por outros vegetais como: inhame, mandioca, mandioquinha, cenouras e tudo mais!

Deixe uma resposta