Receitas de tempurá

Não tem jeito: ninguém está imune a uma friturinha em casa! E quer saber? Melhor ainda se for com comida de verdade, como legumes, verduras, frutos do mar e tudo mais.

Esse cenário não pede outra coisa a não ser uma deliciosa porção de tempurá. Mas, para um bom tempurá, especialmente japonês, claro que existem técnicas e truques valiosos. É o que vamos ver com essas receitas de chefes e culinaristas que contam como fazer tempurá digno daquele seu rodízio favorito.

Quer aprender? Vem ver a seleção especial que fizemos:

1. Receita de tempurá

Nesse vídeo você aprenda todas as dicas para fazer um tempurá misto com perfeição. Nesse caso, a chef Heaven ensina do corte á limpeza dos ingredientes utilizados. Porém, os truques para manter a cebola e o camarões bonitos são manter a raiz do vegetal e optar pelo frutos do mar grande e fresco. Outro detalhe importantíssimo é o preparo da massa que leva água gelada e uma farinha especial de tempurá que contem gema, amido de milho e manteiga. Essa é facilmente encontrada em supermercados e lojas especializas em produtos orientais. Além disso, também tem a receita de um molho para tempurá pra lá de apimentado. Vale a pena conferir!

2. Receitas tempurá com cerveja

Essa receita, com certeza, marcará seu acervo de preparos orientais. O tempurá de shimeji fica sequinho e crocante por horas por conta da técnica chamada “beer better”, ou seja, uma massa de fritar a base de cerveja. Portanto, o modo de preparo é simples e utiliza apenas três ingredientes: gelo, cerveja e farinha de trigo. Aqui, as medidas são no olhômetro, mas o chef dá uma dica sensacional para saber o ponto e a textura correta da massa. E sabe o que é melhor? Você pode deixa-la na geladeira de um dia para o outro porque ela fica ainda melhor! Os acompanhamentos ficam por conta de um molho a base de maionese e uma couve levemente ácida. Vem ver!

3. Receita de tempurá sequinho e crocante

Esse é um tempurá bem diferente, pois ele é de frigideira e pode ser reaquecido no forno ou na air-fryer. A composição de legumes e vegetais é livre, porém o único requisito é que o corte seja em palitos bem finos para que o manuseio seja mais fácil. Basta mesclar tudo isso em sua massa, levar para frigideira, grelhar dos dois lados e está pronto. O molho também é essencial nesse tipo de prato e esse leva temperos orientais e vinagre de vinho branco. A combinação fica uma delícia!

4. Tempurá de feira

Que tal preparar o clássico tempurá de feira chamado Kakiage tempurá? A preparação consiste em apenas misturar os ingredientes à massa e levar para fritar em óleo bem quente. Nesse caso, o canal Ana Maria Brogui optou por tiras de berinjela, repolho, cenoura, cebola, pimentão verde, camarões pequenos, um toque de cheiro verde, sal e pimenta do reino. Mas se preferir, você pode adicionar ou substituir os ingredientes de acordo com o que tiver disponível na sua geladeira.

5. Tempurá de legumes

Nessa receita o empanamento já é um pouco mais elaborado, pois acontece em dois momentos, com a massa de tempurá e com a farinha Panko. O processo ocorre da seguinte forma: mergulhe o vegetal na massa de farinha de trigo e água, depois no ovo batido e logo em seguida na farinha Panko. Aprenda também a fazer um molhinho de gengibre bem especial para acompanhar esses legumes crocantes.

6. Tempurá de camarão

Chegou a hora de aprender a fazer o queridinho dos restaurantes japoneses: o tempurá de camarão crocante. Para preparar esse prato, você precisará fazer alguns cortes na superfície do frutos do mar para que cozinhem mais rápido. Outro detalhe curioso é a massa que possui uma mistura de clara de neve e um pouco de amido de milho. Mas esses não são os únicos segredos! Quer aprender mais? Então dê o play!

7. Tempurá de peixe

Esse tempurá de sardinha é um petisco que merece ser saboreado naquele encontro de amigos acompanhado de uma cerveja bem gelada. A massa é o grande diferencial dessa receita, pois tem cor, sabor e uma crocância de outro mundo. Confira a lista de ingredientes: farinha de trigo, farinha de semolina, cominho em pó, páprica picante, cúrcuma, sal e água bem gelada. É muito simples de ser feito e serve como guarnição para os pratos do dia a dia!

8. Tempurá de frango

O famoso empanamento ebi furai também entra no universo do tempurá. Porém, a massa possui uma textura mais fofinha que aparentemente lembra um bolinho salgado. A receita é dividida em três etapas: o preparo do frango, o da massa e a fritura. A base da massa conta com ovo, sal, pimenta do reino, óleo, água, amido de milho, farinha de trigo e fermento químico. Faça essa mistura adicionando um ingrediente por vez e deixando os secos dar o ponto homogêneo a esse processo. Experimente essa versão com outros tipos de proteínas e vegetais que também fica delicioso!

9. Tempurá de batata

Essa é mais uma receita de tempurá diferente, pois é uma mescla de batata rosti com panqueca. O preparo conta com um mix de cebola e batata ralada bem sequinhos (esprema para tirar todo o excesso de água), farinha de trigo, ovo, sal, pimenta do reino, noz moscada e salsinha. Despeje uma concha dessa mistura na frigideira com manteiga e grelhe dos dois lados. Prático, não é mesmo?

10. Tempurá de raizes

A apresentadora Bela Gil ensina a aproveitar as raizes de cebolinha e coentro com um delicioso tempurá oriental. Veja a lista de ingredientes: farinha de trigo integral, água, sal, azeite e óleo para fritar. Não há quem resista a esse aperitivo servido bem quentinho!

11. Tempurá de arroz

Essa é uma releitura do querido bolinho de arroz, ou seja, perfeito para o reaproveitamento das sobras do almoço! O modo de preparo é bem simples, basta misturar todos os ingredientes em um bowl e levar para fritar. A versão do blog Bolonhesa leva arroz cozido, cebola, alho poró, cenoura, cheiro verde, queijo ralado, fermento em pó, ovos, leite, farinha de trigo, sal e pimenta do reino. Sobrou arroz? Faz tempurá!

12. Tempurá brasileiro

Berinjela, cebola, cenoura, abobrinha são os legumes que compõem esse tempurá mais simples, mas que fica igualmente saboroso e crocante! Para a massa, você precisará de farinha de trigo, água gelada e ovo. E por aqui não tem nenhum truque: basta empanar as fatias na farinha de trigo, depois na massa e colocar no óleo bem quente. Fácil, não é mesmo?

13. Tempurá udon

Quer um prato completo para saborear com o seu tempurá? Confira essa receita clássica da culinária japonesa! O chef explica todo o passo a passo para fazer esse prato com excelência e sabor. O preparo conta com um molho a base de shoyu, opções de acompanhamentos, uma massa impecável e um empratamento incontestável. Não dá para perder, hein!

14. Tempurá corn dog

Essa receita de tempurá de salsicha é para ninguém botar defeito! Afinal, é um mix da culinária asiática com a americana que não tem como o brasileiro não se apaixonar. O preparo consiste em mergulhar o espeto de salsicha em uma massa de tempurá e depois fritar. Mas o bacana é que você pode variar o sabor com um mix de salsicha&queijo ou com aquele resto da linguiça do churrasco. Confira a lista de ingredientes da massa: farinha de trigo, bicarbonato de sódio e cerveja gelada.

15. Tempurá de sorvete

Faça um delicioso sorvete frito e surpreenda toda a família! Para fazer essa maravilha, você vai precisar de um sorvete de sua preferência, pão de forma sem casca, farinha de trigo, cereal de milho, água com gás e ovo. O processo acontece em duas etapas, ambas no freezer, para garantir firmeza nessa sobremesa. Frite em óleo bem quente e deixe por pelo menos trinta segundos ou até ficar douradinho. Vale a pena experimentar!

Tempurá em casa é um luxo, não é mesmo? Ter esse prato tão querido na nossa mesa é quase um petisco oriental para iniciar os trabalhos do jantar. Então, escolha a sua receita favorita e aposte nesse crocantinho que vão ser suspiros na certa!

Deixe uma resposta