Receitas de sopa de cebola

Além de um cobertor quentinho, a temporada de inverno pede comidinhas confortáveis que aquecem o corpo e satisfazem o nosso estômago de alegria. Por isso, a dica dessa estação é se acabar em uma sopa de cebola bem temperada e com direito a torradinhas gratinadas no forno.

Apesar de a cebola ser um ingrediente acessível, a quantidade por aqui não é pouco, viu? Afinal, com o cozimento elas tendem a murchar e por conta disso não precisa ter medo de exagerar. O lema é usar&abusar desse legume queridinho para o preparo de um caldo bem saboroso!

Ficou com vontade? Então, fique conosco e confira as versões mais bombásticas da internet aqui abaixo:

1. Receita de sopa de cebola

Essa receita utiliza basicamente dois ingredientes principais: a cebola e o pão. Porém, o chef Taico ensina todos os truques para utilizar 100% do legume. Primeiro, que as cascas são aproveitadas para formar um caldo terroso que intensificam ainda mais o sabor da sopa de cebola. Segundo, que o pão amanhecido é utilizado para “engrossar” o preparo, ou seja, ele vira uma especie de farofinha com alho. Além disso, a receita também conta com alguns adicionais como o vinho branco, sal, limão, queijo parmesão e crispy de bacon.

2. Sopa de cebola tradicional

A receita do Tastemade Brasil é perfeita para fazer a tarde e devorar tudinho a noite! Afinal, a finalização é feita no forno com bastante queijo e fatias de baguete francesa. Confira a lista de ingredientes: cebola cortadas em julienne, farinha de trigo, linguicinha frita, vinho branco, caldo de frango, ramo de tomilho, sal, pimenta e noz moscada.

3. Sopa de cebola simples

Quer uma versão fácil, rápida e sem muita frescura? Fique de olho nessa receita que substitui o caldo de frango e o vinho branco por água quente. A finalização é outra etapa opcional que leva queijo mussarela, torradas e queijo parmesão. Vale a pena experimentar!

4. Sopa de cebola francesa

Essa é mais uma receita do Chef Taico que merece ser testada em casa. Afinal, esse tipo de sopa é daquelas que aquecem a alma e o coração! A receita conta com os seguintes ingredientes: caldo de cebola, cebolas fatiadas, manteiga, azeite, farinha de trigo, queijo gruyére e pão italiano.

5. Sopa de cebola gratinada

Essa sopa gratinada é simplesmente de outro mundo! Tem sabor, tem tempero, tem queijo e outros ingredientes pra lá de especiais. O refogado da cebola “caramelizada” ganha uns adicionais bem interessantes como o alho, paio, talos alecrim e folha de louro. E tudo isso ainda é deglaceado com vinho branco, engrossado com farinha de trigo e intensificados com um caldo de frango. Sabe o que tem mais? Um gratinado no forno com bastante queijo gruyére e torradas com mostarda Dijon. Não deixe de experimentar!

6. Sopa de cebola roxa

Sim, tem versão com cebola roxa também! A receita utiliza pouquíssimos ingredientes e é daquelas que não precisa ter nenhuma habilidade na cozinha. Afinal, basta deixar a panela no fogo baixo e está pronto. O preparo conta com apenas a cebola roxa (pode fazer um mix com a tradicional), caldo de carne, pão de forma e queijo gruyére. O resultado é um caldo levemente agridoce e cheio de sabor!

7. Sopa de cebola com massa folhada

Essa é uma sopa apresentada com elegância, criatividade e com um toque crocante maravilhoso! O preparo é tecnicamente simples e não foge nada das receitas anteriores. O diferencial é que a sopa é levada ao forno com uma tampa de massa folhada. O resultado é de encantar qualquer um. Experimente essa versão!

8. Sopa de cebola no pão italiano

Já essa sopa no pão dispensa qualquer legenda! Afinal, o que falar de um creme de cebola no pão italiano com manteiga de alho? Simplesmente incrível! O único trabalho é bater a mistura final em um mixer, mas tirando isso o passo a passo é idêntico aos outros. Veja a lista de ingredientes: manteiga, cebolas, caldo de aves ou vegetais, farinha de trigo, leite integral, queijo ralado, pão italiano, alho e salsa verde.

9. Sopa de cebola com leite

A sopa de cebola com leite nada mais é que um creme de cebola. Só que aqui ele ganha a companhia do creme de leite, que é um substituto do leite, e garante aquela textura cremosa e uma cor mais sólida. Enfim, é uma receita simples, econômica e que fica igualmente saborosa!

10. Sopa creme de cebola

Quer uma receita mais elaborada de um creme de cebola? Aposte nessa versão que ensina o passo a passo de um molho bechamel caprichado. O preparo conta com uma sopa a base de cebola refogada, creme de leite, molho branco, pimenta dedo de moça e salsinha. Se você curte uma textura mais densa e perfeita para mergulhar naquele pãozinho, achou a opção perfeita!

11. Sopa de cebola com batata

A receita do blog Tudo Gostoso é bem diferente, pois conta com dois ingredientes secretos que dão cremosidade à sopa: a batata pré cozida e o creme de leite. Além disso, a mistura é batida no liquidificador até obter um caldo homogêneo e liso. Você também precisará de alho, caldo de carne, farinha de trigo, manteiga, água fervente, sal e pimenta do reino. Vale a pena testar!

12. Sopa de cebola caramelizada

Mais uma receita que mistura vários ingredientes para dar bastante sabor ao prato. Você utilizará manteiga, cebolas, vinho do Porto, vinagre balsâmico, caldo de carne, bacon, bouquet gari, sal, pimenta do reino, fatias de pão e queijo gruyére. A etapa do gratinado é opcional, ou seja, dependerá da sua preferência e também da disponibilidade dos ingredientes.

13. Sopa de cebola Masterchef

Agora chegou a hora de você aprender a fazer um prato digno do Masterchef feita pela participante Heaven. O preparo da cebola caramelizada conta com o toque do alho e ramos de tomilho. Já o restante do processo leva caldo de carne, creme de leite fresco e torradinhas de queijo gruyére. Lembrando que essa versão possui uma textura mais cremosa por conta do liquidificador.

14. Sopa de cebola Rita Lobo

A sopa de cebola da apresentadora Rita Lobo é bem completa: tem caldo caseiro de músculo, pão italiano com queijo gruyére e um gratinado inesquecível! Ela ensina todas as etapas com um time caprichado de ingredientes: cubos de músculo traseiro, cenoura, cebola, salsão, louro, cravos da índia, ramas de canela, grãos de pimenta do reino, manteiga, vinho branco, farinha de trigo, pão italiano e queijo gruyére ralado.

15. Sopa de cebola Ceagesp

A receita do Ceagesp tem um único segredo: o caldo de carne. Esse é explicado na receita com um passo a passo simples na panela de pressão e com uma lista de ingredientes bem reforçada. Feito isso, é só partir para o preparo da sopa de cebola que leva apenas farinha de trigo e o caldo caseiro. Finalize com uma fatia de pão, queijo ralado grosseiramente e leve ao forno.

16. Sopa de cebola Mais Você

Confira as melhores receitas de sopa de cebola

A receita de sopa de cebola da Ana Maria Braga é um mix de sabor, textura, suculência e tudo mais! O preparo utiliza dois tipos de cebola, a roxa e a tradicional, alho poró, alho, anis estrelado, folhas de louro, tablete de caldo de galinha, água, sal e pimenta do reino. A finalização é ainda melhor, pois é feito direto na panela com pão francês, bastante queijo mussarela e o maçarico. Fácil e muito saborosa!

17. Sopa de cebola light

A versão light é muito fácil de preparar e leva pouquíssimos ingredientes: azeite, lâminas finas de cebolas, farinha de aveia, caldo de legumes, folha de louro, noz moscada, cominho e sal a gosto. Deixe cozinhar por vinte minutos, bata em um mixer e está pronto!

18. Sopa de cebola low carb

Quer uma sopa low carb mas semelhante aquela de restaurante? Confira essa receita que não leva pão e nem queijo gruyére mas que fica igualmente saborosa! A sopa conta com a substituição da farinha de trigo pela goma xantana, na qual ajuda a encorpar o prato e dar aquela textura maravilhosa do roux. Outra dica que a chef Isabel dá é usufruir o máximo do fundo da panela que contem sabor, aroma e um tostado que faz toda a diferença.

19. Sopa de cebola vegana

A receita vegana também é muito saborosa, pois possui um caldo de legumes caseiro bem apurado feito com gengibre, aipo, tomate, louro, cenoura e etc. Além dos ingredientes básicos da sopa de cebola, como farinha e o azeite, a receita também conta com croutons veganos. Esse leva pão, molho de tomate, azeite, sal, pimenta do reino e levedo nutricional. Vale a pena conferir!

20. Sopa de cebola fit

Essa sopa é perfeita para quem segue alguma dieta, uma restrição alimentar ou deseja uma versão mais leve. A receita conta com o adicional do creme de leite e da biomassa de banana verde que neutraliza as calorias da sopa e, ao mesmo tempo, garante uma textura aveludada. Quer ver o resultado? Clique no vídeo e confira todas as etapas dessa receita que leva liquidificador e alguns minutos no fogão!

A sopa de cebola possui exatamente esse mix de sabores que vão do adocicado do legume ao picante dos complementos. Fica ainda mais gostosa em épocas frias para compartilhar com a família em volta da mesa ou com o amado naquele jantar romântico. Aliás, nada como se sentir abraçado em uma cumbuca quentinha dessa maravilhosidade gratinada. Faça e aproveite o aconchego do seu lar!

Deixe uma resposta