Receitas com couve

A couve manteiga, assim como tantas outras hortaliças, é mantida de lado por ser considerada sem graça demais. Ela só consegue ser apreciada com força quando refogada na manteiga e alho ou presente na sopa. Porém, descobrimos outros sabores com a couve que vão além de um suco detox e da “misturinha” da feijoada.

Portanto, a couve é sim uma daquelas verduras versáteis que podem ir com quase tudo! Nesse caso, podemos encontrá-la na preparação de uma massa, de um arroz, de uma comida árabe e até daquele snack que é impossível comer um só.

Então, confira 15 receitas que irão te ajudar a levar uma vida saudável e, ao mesmo tempo, comendo super bem. Vem ver:

1. Couve refogada

Nessa receita você aprenda a fazer uma couve refogada digna de feijoada! O modo de preparo consiste em três etapas: a primeira é fritar os pedaços de alho até que fiquem bem douradinhos, a segunda é cortar a couve e a terceira é refoga-la na manteiga. A preparação do vegetal é muito simples e basta lavar as folhas, retirar o talo central, enrolar uma sobre a outra e cortar em fatias bem finas. Nada como uma receitinha coringa para deixar aquele almoço ainda mais especial!

2. Suco de couve

Não existe uma receita certa de suco verde, mas sim aquela que você mais gosta! E aqui, a combinação fica por conta da maçã, inhame sem casca e crú, gengibre, linhaça hidratada, couve e pepino japonês. Bata tudo no liquidador sem água, envolva a mistura em um pano limpo e coe. Sim, o truque é aproveitar todas as propriedades dos legumes, verduras e frutas! Portanto, também não vale deixar na geladeira oxidando porque perderão boa parte dos nutrientes.

3. Farofa de couve

Essa é uma farofa que é uma refeição completa e ainda conta com aqueles ingredientes que, com certeza, você tem em casa. Confira a composição dessa delícia: azeite, bacon, calabresa, cebola, alho, cenoura, couve, sal, pimenta do reino, farinha de milho e cheiro verde. Ah, e você também pode soltar a sua criatividade, substituindo um item pelo outro e adicionando outros temperos.

4. Caldo verde

Que tal se esbaldar em um prato de caldo verde nas suas noites de inverno? A receita é tão gostosa que chega a ser impossível devorar só um prato. O truque é refogar bem os cubos de bacon e as rodelas de calabresa para que criem um fundo de panela bem saboroso. Além disso, a sopa possui a cremosidade das batatas e o crocante das tiras de couve que são adicionadas somente no final.

4. Sopa de fubá com couve

Sabe aquele dia que você precisa do colo e da comida de sua mãe? É tudo o que essa sopa oferece em menos de quinze minutos. O fubá garante o toque de cremosidade que a gente adora, o gengibre é aquele frescor puro e a couve manteiga possui um sabor especial que faz croc-croc no paladar. Vale a pena experimentar!

5. Bambá de couve

Bambá é uma receita tradicionalmente mineira que lembra um mingau de couve manteiga. É tão saborosa que se torna um afago nas noites de inverno. Além de um caldo saboroso com costelinha de porco e fubá dissolvido, a sopa também conta com a presença de ovos e folhas de couve rasgadas. Sirva quentinha com uma cestinha de pães e o banquete estará completo!

6. Charuto de couve

Quer uma refeição diferente e, ao mesmo tempo, saborosa? O charutinho com folha de couve pode ser a opção certa para essa proposta. Essa versão é recheada com carne moída refogada, cozida no vapor e acompanhada por um refrescante molho de iogurte. Mas você pode se aventurar com outros recheios e molhos porque esse truque é certeiro!

7. Couve mineira

Quer uma refeição completa feita em uma panela só? Confira esse preparo de mexido mineiro porque ele irá ser um coringa na sua vida! O prato leva linguiça, cebola, alho, ovos mexidos, sobras de arroz&feijão, couve manteiga e farinha de mandioca. Enfim, é aquela mistura gostosa que brasileiro adora!

8. Feijão tropeiro com couve

Você irá se surpreender com essa receita do Rodrigo Hilbert de feijão tropeiro de miúdos com ovo mole e bacon. O preparo conta com as partes do porco (língua, pulmão, ficado e coração), cubos de bacon, feijão vermelho al dente, farinha de mandioca torrada, cebola, gordura de porco, ovos, couve picado a mineira, alho, sal e pimenta do reino. Enfim, perfeito para o almoço de domingo!

9. Virado de couve

Esse prato se assemelha bastante a uma farofa por conter a farinha de mandioca flocada em seu preparo. Porém, a grande estrela desse prato, com certeza, são as folhas de couve rasgadas. Para deixar esse time ainda mais completo e com sabor de quero mais, tem: cubos de bacon, pimenta calabresa, cebola, alho e ovo mexido.

10. Arroz com couve

Essa é aquela típica receita onde você pisca e está pronto! Sim, o cozimento é de uma panela só, leva pouquíssimos ingredientes e fica pra lá de saboroso. Afinal, é um arroz carreteiro fake, ou melhor, arroz com linguiça e bastante couve. Não deixe de conferir a receita porque é para guardar para a vida!

11. Almoço na frigideira

Essa é mais uma receita que salva aquela correria do dia a dia ou o almoço preguiçoso: macarrão de uma panela só. O resultado é um prato cheio de sabor, nutrientes e cremosidade! Veja a lista de ingredientes: espaguete, rodelas de cebola, cenoura ralada, pimentão, alho picado, couve, creme de leite e queijo minas.

12. Macarrão com couve

Mais do que uma receita da Rita Lobo, a ideia aqui é ilustrar uma combinação de sabores inusitada e pra lá de surpreendente: couve manteiga, alho, pimenta dedo de moça e queijo parmesão. É um prato principal a jato, ou seja, não depende de grandes habilidades culinárias para preparar e fica pronto em instantes!

13. Chips de couve

Já imaginou transformar o vegetal em uma crispy de couve? Sim, daqueles bem crocantes que lembram uma couve frita! Fique de olho nesse modo de preparo da Lucilia Diniz que pode ser feito no microondas ou forno convencional. Nada como deixar aquele snack com uma cara saudável, crocante e nutritiva, certo?

14. Salada de couve

Que tal incluir essa hortaliça nas refeições do dia a dia sem precisar cozinhar? É o que acontece nessa receita de salada de couve com vinagrete de laranja, onde esse “suco” dá uma amolecida nas folhas. Essa salada tem quase todos os gostos: doce, amargo, azedo e salgado. Afinal, o time de ingredientes é daqueles que impressionam, tem: cebola roxa, vinagre de vinho branco e mel.

15. Pesto de couve

Nada como ter em seu acervo de molhos, pastas e cremes uma preparação diferente, não é mesmo? A receita desse molho Pesto possui algumas alterações que garantem um equilíbrio no paladar. O pinoli, por exemplo, foi substituído por amêndoas descascadas. Já para reforçar o time verde tem a presença das folhas de manjericão e da couve. Basta bater tudo no liquidificador e a mágica está feita: um molho verde saboroso e rico em nutrientes!

É impressionante como a couve consegue harmonizar nessas receitas! Basta alguns complementos ou substituições para que ele vire a estrela do prato. Por isso, experimente alguma dessas receitas e veja como é fácil aproveitar todos os nutrientes que esse ingrediente oferece!

Deixe uma resposta