Receitas de croque monsieur

Pão brioche, molho bechamel, presunto e queijo gruyére fazem parte desse clássico francês chamado Croque Monsieur. Apesar de aparentar simples, por trás disso tudo, existem muitas técnicas, temperos e métodos de montagem para que torne o sanduíche digno de restaurante.

Ele é tão turbinado que mesmo sozinho torna-se um lanche perfeito para substituir o almoço ou jantar. Porém, se você preferir, pode acompanhar com uma porção de batata fritas ou uma salada com folhas frescas. Aliás, é um ótimo combo para um jantar mais sofisticado!

Essa também é uma ótima oportunidade para aprender a fazer o molho branco com a técnica do roux. Confira todas as dicas e aproveite 10 formas de preparar o sanduíche francês em casa:

1. Croque monsieur original

Esse é o famoso croque monsieur Jacquin, ou seja, é a copia autêntica do sanduíche francês só que feito em sua casa. Apesar de levar um preparo mais elaborado com técnicas francesas e ingredientes mais específicos, o resultado é o mesmo: saboroso, cremoso e aquele puxa-puxa espetacular.

2. Croque monsieur simples

Essa é uma receita para você que tem pão de forma, presunto, queijo, leite, farinha de trigo e manteiga em casa. Alias, é uma forma de deixar o misto quente do dia a dia com outra cara e muito mais gostoso. A chef ensina a preparar o indispensável molho bechamel com tudo o que tem direito: medidas, ponto e dicas.

3. Croque monsieur com ovo frito

Quer uma receita caprichada, digno de restaurante e com toques bem diferentes? Confira todas as dicas dessa receita do Chef Mohamed. O diferencial dessa receita são os ingredientes, que além de garantirem sabor, levam técnicas especiais. O bechamel, por exemplo, tem leite aromatizado, um roux na medida certa e queijo minas padrão. O sanduíche consiste em fatias de presunto, queijo gruyere, crosta de mostarda ancienne e por fim aquele gratinado.

4. Croque monsieur na travessa

Nada mais gostoso que reunir a família ou amigos para saborear um lanche digno da França. Essa é uma versão mais simplificada, ou seja, não tem molho bechamel e nem pão brioche. A receita lembra uma torta só que de pão de forma, com camadas de requeijão, recheado de presunto e queijo e coberto com creme de leite e bastante queijo. Enfim, é uma tortura que merece ser compartilhada!

5. Croque monsieur de presunto parma

Os fãs de presunto Parma merecem uma pausa para conferir essa receita. Ao contrário das outras versões, essa daqui conta com a substituição do presunto comum pelo espanhol. Além disso, possui uma apresentação bem diferente que leva três camadas de pão, toque de mostarda Dijon e molho bechamel feito com azeite. Vale a pena experimentar!

6. Croque monsieur de lombo

Que tal um sabor ainda mais diferente em seu sanduíche Monsieur? Esse leva molho branco com sabor de legumes e fatias de lombinho defumado. A apresentação também é bem criativa, pois os pães são cortados em círculos resultando em duas camadas de pura tentação!

7. Croque monsieur de mortadela

Se tem uma coisa que o brasileiro adora é o bom e velho pão com mortadela. Mas aqui ele ganha ares sofisticados e vira um croque monsieur madame de mortadela. Apesar dessa substituição incrível, tem também gema mole por cima e base de pão egg sponge. Porém, os clássicos como o molho bechamel e o queijo nunca saem de cena. Vale a pena testar aí!

8. Croque monsieur grandão

Quer outra versão tamanho família? Aposte nessa opção em camadas que não tem erro! O truque é utilizar o pão de forma inteiro, dividi-lo em partes e dar uma leve douradinha nas fatias. O recheio também é caprichado: molho branco, presunto, queijo mussarela e queijo prato. A finalização ainda conta com o bom parmesão para gratinar. Faça em casa e bom apetite!

9. Croque monsieur sem molho branco

Apele para este sanduíche de misto quente gratinado quando a preguiça bater por aí. Afinal, essa versão não pede molho bechamel e, consequentemente, não faz aquela sujeirada na cozinha. O truque é fazer uma mistura simples para gratinar o sanduíche. Esse conta com os seguintes ingredientes: ovo, leite, requeijão e parmesão. Sem segredos e zero defeitos!

10. Croque monsieur vegetariano

Se você é vegetariano não fique passando vontade! Essa versão também é pra lá de saborosa e tem tudo o que um croque monsieur precisa: molho bechamel, gratinado, pão macio e um recheio de dar água na boca. A opção escolhida foi pela berinjela grelhada com tomate seco. A combinação fica tão saborosa que até os carnívoros de plantão irão se apaixonar!

Preparados para dar outra aparência, sabor e textura para o sanduíche do dia a dia? Portanto, coloque os seus dotes culinários em jogo e se sinta um mestre francês por um dia!