Receitas de mil folhas

A massa folhada é um ingrediente tão versátil na gastronomia que nos leva do doce ao salgado em um piscar de olhos! O mil folhas, por exemplo, é uma das maravilhas que se pode fazer com essa placa crocante que desmancha na boca.

Sabe aquele mil folhas, bem recheado, que encontramos na padarias e confeitarias? Parece complicado de fazer, mas só aparenta mesmo! Basta juntar um pacote de massa folhada (se você não tem habilidade de fazer a caseira) e caprichar na montagem.
É um doce quebra-galho de respeito e que faz bonito na mesa. Então, vem conferir as versões desse queridinho francês que esbanjam o sabor característico amanteigado:

1. Receita de mil folhas

Esse não é qualquer mil folhas, não! Afinal, tem recheio de creme de champanhe, geleia de frutas vermelhas caseira e cobertura de glacê. A receita utiliza a massa laminada pronta de supermercado, que é só seguir as instruções da embalagem e levar ao forno por alguns minutos. Confira a lista de ingredientes: chocolate branco derretido, champanhe seco, gelatina incolor, água, creme de leite fresco, açúcar e frutas. Impressione os convidados com esse mil folhas perfumado!

2. Mil folhas russo

https://www.youtube.com/watch?v=gpseWDvXd74

A aparência do mil folhas original é completamente diferente daquela tradicional formado em camadas. Aqui, o doce é montando com apenas uma camada farta de recheio e duas lâminas de massa folhada. O creme possui a consistência aerada e leva os seguintes ingredientes: claras em neve, amido de milho, nata, gelatina incolor e raspas de limão. É uma sobremesa fácil, leve e bem criativa para ser servida!

3. Mil folhas de creme

A rainha da confeitaria Raíza Costa ensina todo o passo a passo para fazer um mil folhas caseiro. A receita conta com o preparo da massa folhada, o creme pâtisserie e a decoração final com açúcar brulée. Portanto, pegue o caderninho e anote todas as dicas preciosas para arrasar aí na sua casa!

4. Mil folhas simples

Essa é uma receita para você que não quer ter muito trabalho em casa. Além da massa folhada pronta, a receita possui um recheio de baunilha pra lá de simplificado. Mas nem por isso, torna o doce sem graça, viu? O resultado é um mil folhas sofisticado, crocante e bem equilibrado. Vem ver!

5. Mil folhas com massa de pastel

Já imaginou preparar um mil folhas com massa de pastel? É o que o chef Mohamed ensina nessa receita de mil folhas de chocolate. A diferença dessa receita para as outras é que aqui a massa é frita em óleo bem quente, ou seja, modele em formatos redondos e mandem a ver nessa belezura. O recheio é um mix de duas coisas gostosas: creme de confeiteiro e pedaços de chocolate. Dê o play e confira o resultado dessa delícia crocante!

6. Mil folhas com massa pronta

Quer uma sobremesa deliciosa, com fruta da estação e bem charmosa para servir naquele jantar elaborado? Experimente essa receita do Gastronomismo que não tem erro! O recheio nada mais é que um creme de tangerina feito com ovos, manteiga, açúcar e amido de milho. Já a massa pronta recebe um tratamento especial para ficar bem crocante: furos com o garfo, um pouco de manteiga e uma camadinha de açúcar. Vale a pena testar!

7. Mil folhas de brigadeiro

Aprenda a fazer um recheio de brigadeiro de caramelo de forma bem caseira. O modo de preparo é tão fácil que vira aquele coringuinha para tudo quanto é doce. A culinarista ainda dá uma dica bem interessante para que a massa folhada não cresça e forme aquela barriga na superfície, sabe? Confira o vídeo e veja todos os detalhes!

8. Mil folhas com chantilly

A receita é dividida em três partes: o preparo do creme de confeiteiro, a massa folhada no forno e o chantilly. Afinal, é bem comum encontrar o doce com essa camada extra no meio, correto? É uma receita perfeita para quem busca um sabor suave e, ao mesmo tempo, tradicionalidade. Não deixe de conferir!

9. Mil folhas salgado

A versão salgada é uma ótima opção para servir naquele lanche da tarde caprichado! O preparo conta com os seguintes ingredientes: massa folhada, gema, orégano, cream cheese e peito de peru. O legal é que você pode brincar com os recheios, substituindo esses por outros, como o presunto, uma pasta de ervas, o catupiry e outros de sua preferência. Prático, não é mesmo?

10. Mil folhas com caramelo e crocante

A receita da Dani Noce, com certeza, é digna de festa de casamento! O doce fica tão bonito que dá até dó de destruí-lo. O preparo não é os dos mais rápidos, mas garanto que vai ter massa folhada por pelo menos três meses na sua casa. O recheio fica por conta do creme légère, ou melhor, creme de baunilha, calda de caramelo e nozes pecan caramelizadas. Chega de passar vontade e vem aprender como faz!

11. Mil folhas de morango

Essa receita é para aqueles que curtem um delicioso recheio de morango. Sim, aqui tem pedacinhos da fruta, creme de cardamomo e massa crocante. Veja a lista de ingredientes: leite, açúcar, amido de milho, gemas, cardamomo, morangos frescos e massa folhada. Curtiu? Então, assista o video!

12. Mil folhas de doce de leite

Se prepare para aprender uma receita deliciosa de mil folhas! O mestre da brasa, Felipe Bronze, ensina como fazer um recheio de banana ouro e doce de leite defumado utilizando a sua churrasqueira. Vem ver essa combinação que não tem como dar errado!

13. Mil folhas de tiramisu

Que tal juntar duas sobremesas queridinhas em uma só? É o que acontece nesse mil folhas de tiramisu. O preparo é bem especial e conta com dois cremes imperdíveis de café com chocolate e mascarpone com vinho masala. O detalhe diferente é que ao invés da finalização com açúcar, o doce ganha uma chuva delicada de cacau em pó. Vem conhecer essa maravilha porque está imperdível!

14. Mil folhas de chocolate

Formigueiros de plantão se segurem porque essa receita é para matar toda a sua vontade de chocolate. O video explica todas etapas para fazer uma massa folhada de chocolate e um creme secreto que leva doce de leite, mel e chocolate meio amargo. Além disso, a montagem ainda leva chantilly e um caramelo de avelãs. Delícia, não é mesmo?

15. Mil folhas Paola Carossela

Se você curte o programa Masterchef, com certeza, já viu o famoso doce tabletón da  chef Paola. Ele é um mil folhas diferente, um pouco mais simplicadado, mas igualmente saboroso! O preparo leva uma massa caseira assada, um chantilly de cachaça, um doce de leite argentino e cacau em pó para polvilhar. Enfim, parece complicado de preparar mas é super fácil. Vale a pena experimentar!

16. Doce mil folhas

Essa sobremesa é perfeita para levar naquele almoço de família! Afinal, é feito na travessa, o que não corre o risco de desmanchar, e é super fácil de fazer. O doce conta com uma camada de massa folhada, uma de creme de baunilha, outra de morangos e por fim de chantilly. A chef ainda dá outras sugestões de frutas, cremes e finalizações. Vale a pena conferir!

17. Bolo mil folhas

Esse é um naked cake que não leva pão de ló, você não precisa ficar horas na cozinha e se come fresquinho. Veja a lista de ingredientes: discos de massa folhada assada, gemas, leite integral, açúcar, amido de milho, gelatina incolor, essência de baunilha, chantilly batido e morangos.

18. Torta mil folhas

Pode ser bolo, como também pode ser torta! O doce possui camadas crocantes de massa folhada e uma superfície de açúcar caramelizado. Por cima dessa maravilha que derrete na boca, tem muito creme de maracujá e frutas da estação com um toque de alecrim. Já imaginou esse match? Então prepare-se porque esta maravilha pode ser feita por você agora mesmo!

19. Ovo de Páscoa mil folhas

Se aventurar na cozinha em época de Páscoa é sinônimo de diversão e também de uma boa desculpa para comer chocolate, não é verdade? A receita da Arosa é para deixar guardadinha até a próxima data festiva! A casca de chocolate conta com uma cobertura de massa folhada, recheio de creme de avelãs e pedaços da massa crocante. Ficou curioso? Dê o play e aprenda a fazer essa sujeirinha do bem com a gente!

20. Mil folhas de tapioca

Cansou da massa folhada? Então, aproveite essa versão feito com discos de tapioca que garante uma bela sobremesa para os dias da semana. O preparo não foge nada daquela tapioca do dia a dia que leva gomas peneiradas, frigideira e um recheio de sua preferência. O truque por aqui está todo na montagem. A versão do programa Mulheres leva recheio de brigadeiro, pedaços de banana e finalização com raspas de chocolate e castanha de caju. Fácil, prático e ótimo para matar a vontade de um doce chocolatudo!
Só de pensar nela e ver esse festival de mil folhas já deu água na boca? Então, corre para alguma dessas receitas e pára de passar vontade!

Deixe uma resposta