Receitas de polpetone

Comida farta, que abraça, que une a família e, ao mesmo tempo, sofisticada. Quer um pedido melhor que esse? Só se for com um delicioso polpetone!

Apesar de ser um prato com ares italianos, o prato tem lá os seus toques brasileiros, seja por algum recheio diferente, pelos temperos utilizados e até por uma montagem inusitada. Afinal, a criatividade é um lado que a gente adora explorar na culinária e que geralmente são bem vindas!

O polpetone é um prato composto por três elementos: um blend de carne moída, queijo e molho de tomate. Porém, ele pode ser preparado de diversas formas, como uma parmegiana, com ou sem recheio, apenas grelhado e até no estilo torta.

Enfim, o que não falta são motivos para faze-lo em casa. Por isso, se prepare para transformar a sua cozinha em uma autêntica de nonna com essa delícia italiana:

1. Receita de polpetone

Aprenda a fazer um digno polpetone italiano com molho pomodoro a base de tomate pelado e in natura. Um detalhe importante dessa receita é o manuseio da carne moída que vai desde o blend até o empanamento. Confira o mix de sabores que leva esse bolinho de alcatra moída: pão amolecido, gordura de lombo, cebola, salsinha, sal e pimenta do reino. Dica: não sovar muito a carne para manter a maciez e rechear com cubo de mussarela para que derreta por inteiro. Vale a pena experimentar!

2. Polpetone de frango

Que tal uma versão diferente e igualmente saborosa? É o que essa receita mostra: um polpetone de frango desfiado, recheado com queijos e temperado com pimenta do reino, páprica, alho, ovos e farinha de rosca. O empanamento é bem curioso porque ao invés da tradicional farinha de rosca entra apenas a farinha de trigo e o amido de milho. A finalização é feita no forno, ou seja, molho ao sugo e bastante queijo parmesão por cima.

3. Polpetone recheado

Além de delicioso, esse polpetone é muito simples e fácil de preparar. Sabe o que é melhor? Não precisa de empanamento, nem de fritura e muito menos de forno, pois tudo é feito em uma única frigideira. O recheio é ainda mais especial: queijo gruyére ralado. Se prepare porque essa receita é de dar água na boca!

4. Polpetone recheado com mussarela de búfala

Quer um recheio diferente? Aposte na mussarela de búfala que também garante um match incrível! O blend do patinho moído é bem caprichado e conta com cebola ralada, alho picado, cebolinha, salsinha, vinagre balsâmico, sopa de cebola e ovo. A montagem é bem simples: modele dois discos, recheie, feche e sele rapidamente na frigideira. Já a finalização é ainda melhor, basta organizar tudo em uma assadeira e levar para o forno por trinta minutos.

5. Polpetone recheado com queijo e espinafre

Essa é uma outra versão recheada que utilize alguns métodos diferentes. Entre eles está na preparação do acém moído que ganha um sabor ainda mais intenso com a cebola e o alho refogados. A montagem também é bem prática, não faz sujeira na cozinha e conta com apenas duas etapas no forno. A finalização é no prato, ou seja, basta adicionar o molho de tomate e devorar tu-di-nho!

6. Polpetone a parmegiana

Essa já é uma receita bem semelhante ao filé parmegiana, só que ao invés do bife, entra o bolinho de carne moída. A preparação da proteína é muito importante, deve ter sabor, liga e com aquele crocante impecável! Aqui, o empanamento é feito com o clássico de farinha, ovo e farinha de rosca. O polpetone é repleto de temperos, ervas e com uma liga bem diferente de farinha de trigo e leite. Finalize com molho de tomate, queijo parmesão e leve para o forno!

7. Polpetone assado

O método dessa receita é tão simples que vira aquele coringuinha na cozinha! Afinal, tudo é levado ao forno, com molho, queijo e não precisa de empanamento. Confira a lista de ingredientes: carne moída de sua preferência, creme de cebola, cebola, alho, salsinha, molho de tomate, queijo mussarela, sal e pimenta do reino. Esse preparo não tem mistério, vai lá conferir!

8. Polpetone ao sugo

O molho é um dos acompanhamentos que fazem toda a diferença nesse prato italiano. Ele deve ser saboroso, fresco e suculento. A receita mostra um passo a passo rápido de como fazer a versão ao sugo de uma maneira simples e gostosa. A carne moída é outro elemento que recebe um time de ingredientes, como um refogado reforçado, miolo amanhecido com leite, parmesão, ovo e pimenta caiena. Basta modelar o polpetone, grelhar na frigideira, adicionar o molho e finalizar no forno.

9. Polpetone de assadeira

O que falar de uma comida saborosa, gratinada e que serve a família inteira? Aprenda como fazer um polpetone na própria travessa e com direito a recheio, molho de tomate e bastante queijo. O modo de preparo é muito simples, lembra a montagem de uma torta e conta com os ingredientes básicos de um polpetone. Vale a pena experimentar!

10. Polpetone de queijo

Essa é uma versão semelhante à anterior, porém com alguns pitacos diferentes. Primeiro, que o blend é feito com carne moída, linguiça e farofa de cream cracker. O recheio também é outra coisa que chama atenção e dá agua na boca só de ver. A “torta” conta com um trio de queijos que todo mundo curte: requeijão, cheddar e mussarela. Não deixe de experimentar!

11. Polpetone na frigideira

https://www.youtube.com/watch?v=8oy_vm9SDW4

Receita simples, fácil e que vai te deixar com muita vontade para experimentar! Você precisará de uma carne moída magra, como o patinho, cebola, alho, farinha de rosca, pimenta do reino, sal, mussarela, cream-cheese, salsinha, ovos, farinha de trigo, óleo para fritar e um molho de tomate. Siga todos os procedimentos como demanda a receita que o prato é zero defeitos!

12. Polpetone a milanesa

Que tal uma receita tradicional, com cara de nonna e sabor italiano? Além de um empanamento crocante com farinha Panko, a carne moída tem uma preparação bem diferente. O blend conta com carne bovina, carne suína, parmesão, salsinha, alho, sal, farinha de rosca, gema e pasmem, MOLHO BRANCO. Ficou curioso? Confira a receita e veja o resultado dessa delícia!

13. Polpetone de batata recheada com carne

O que falar de um polpetone que mescla purê de batata, carne moída, queijo e molho de tomate? É daqueles pratos que abraçam, que faz sucesso na culinária e que merece ser preparada em casa. O modo de preparo é bem simples e não tem nenhuma segredo. Aproveite!

14. Polpetone na churrasqueira

Esse é um polpetone com um estilo mais rústico, recheado com três queijos e que serve a turma toda do churrasco. A receita utiliza pouquíssimos ingredientes: carne moída, gorgonzola, queijo prato, mussarela, sal, pimenta do reino, alho e cebolinha. A etapa mais importante, com certeza, é a montagem. Nesse caso, você precisará de saquinhos de marinada para abrir os discos e rechear. Fique de olho no passo a passo e arrebente no próximo “churras”!

15. Polpetone vegano

A receita vegana conta com a substituição da carne animal pela abóbora cabotiá. O modo de preparo não tem mistério: purê de abóbora, recheio de mussarela de búfalo, empanamento com farinha de linhaça, molho de tomate caseiro e forno. O resultado é um prato suculento, cheio de texturas e com bastante sabor!

Apesar de sua base ser sempre a mesma, o polpetone é uma prato muito versátil! Afinal, muitos dos ingredientes para o blend são opcionais, ou seja, você pode dar o seu toque colocando ou substituindo por outros. Experimente essas combinações infalíveis por aí e depois conta como foi a experiência com esse prato delicioso!

Deixe uma resposta