Peixe à belle meunière

O peixe à belle meunière, um prato clássico da gastronomia francesa, é feito com um molho composto por manteiga, camarões, salsinha, champignon e alcaparras. A escolha do peixe pode variar, mas o melhor deles é o filé de congrio que é um dos mais suculentos, mas na falta deste, você pode utilizar: badejo, linguado, tilápia, ou algum peixe de sua preferência.

Na preparação, os filés de peixe são temperados com sal, pimenta do reino e limão e são reservados para depois serem passados na farinha de trigo e grelhados na manteiga. O molho é feito a base de algumas colheres de sopa de manteiga, meio limão, um pouco de alcaparras e os camarões que ficam prontos rapidamente, por fim, um pouco de salsinha. No final, o molho é colocado sobre o peixe em um prato. Como acompanhamento, recomendamos as batatas salteadas e o arroz branco.

Já conhece o prato e quer saber como fazer em casa? Nunca fez mas ficou com curiosidade de aprender? Então veja a abaixo esta seleção com as melhores receitas. Lembrando que existem duas versões, uma mais simples e outra que é a mais conhecida e que leva camarões, cogumelos e alcaparras. Confira:

1. Receita de peixe à la meunière no estilo parisiense

Nesta receita, você aprenderá a fazer uma clássica receita do peixe, com poucos ingredientes, bem simples e objetiva, no estilo francês. Ideal se você não tem muito tempo ou não tem alcaparras, camarões e cogumelos em casa. Para fazê-la, o peixe é temperado, depois é passado em sal e pimenta e passado na farinha de trigo. Depois o peixe é frito no molho com manteiga e limão e servido no prato junto com batatas.

2. Receita de peixe congrio à belle meunière

Conforme falamos anteriormente, o congrio, que é um peixe alto, que solta em lascas e bem suculento, é o ideal para fazer nesta receita. O chefe desta receita explica que ele pode ser trocado pelo linguado, badejo e merluza. Esta é uma das receitas mais completas, com cogumelos e alcaparras, bem explicada e equilibrada. Confira no vídeo.

3. Receita de peixe à meunière com dicas do MasterChef

Esta receita, ao contrário do congrio, utiliza o peixe tilápia. Aqui o chefe explica como são cortados os filés no próprio peixe, mas você provavelmente já vai comprá-lo cortado diretamente no mercado. O peixe é temperado com sal e pimenta e frito na frigideira com azeite. Como acompanhamento, o peixe leva espinafres feitos em outra frigideira e o molho por cima.

4. Receita de tilápia à belle meunière

Já esta versão é feita com o peixe tilápia que também é passado na farinha. O molho é feito com uma porção bem servida de camarões na manteiga, além disso, a alcaparra e os cogumelos são acrescentados, junto com a salsinha. O peixe também é grelhado na manteiga e é finalizado com o molho.

5. Receita de tilápia à belle meunière

Esta receita, também é feita com o peixe tilápia, mas o molho é um pouco diferente: com camarões, tomate picado, alcaparras e cogumelos com limão. Confira o passo a passo no vídeo.

6. Receita de peixe linguado à belle meunière simples

https://www.youtube.com/watch?v=8vuJpT594fY

E se o peixe que você tem em mãos é o linguado, esta receita simples mostra como você pode prepará-lo e ter um resultado bem satisfatório. Para fazer esta receita, você precisará de manteiga de boa qualidade, um filé de tilápia, camarões, cogumelos e alcaparras. Confira o passo a passo no vídeo.

7. Receita de peixe à la meunière

Conforme vimos na primeira receita deste artigo, esta versão também acompanha o mesmo passo a passo, apenas “la meuniere” que é a versão tradicional francesa, sem camarões e cogumelos. Certamente ela fica bem mais em conta se você não quer gastar muito ao prepará-la.

8. Receita de linguado à belle meunière

Utilizando linguado fresco, a proposta desta receita é fazer uma versão contemporânea da receita, com um toque brasileiro. O molho leva cogumelos, alcaparras, tomate cereja picado e salsinha.

9. Receita de salmão à belle meunière

E para os fãs do salmão: que tal usá-lo? por que não? Além do peixe, esta versão utiliza alcaparras, alho picado, pimentões em tiras, camarões e salsinha. Veja no passo a passo como ela é feita.

10. Receita de peixe

As batatas salteadas que são o melhor acompanhamento para a receita também são fáceis de fazer: você deve cozinhá-las na água fervente e se possível, acrescente um pouco de açafrão para deixá-las mais amarelinhas. Depois disso, elas devem ser cortas em rodelas grandes e feitas no azeite ou na manteiga na frigideira, acrescentando salsinha no final.

Qual destas receitas de peixe à belle meunière você vai preparar primeiro?

Um clássico da culinária francesa, não é tão difícil de fazer e cai super bem na sua cozinha: aqui você encontrou as melhores receitas de peixe à belle meunière que pudemos selecionar e conheceu os diferentes preparos com ingredientes diferentes, além dos peixes que variam um pouco. As batatas salteadas certamente são um dos melhores acompanhamentos para o prato, assim como o arroz soltinho e até uma salada. Pronto para preparar o seu?

Deixe uma resposta