Receitas de paella

A paella é um prato de origem espanhola que combina o arroz (parboilizado, agalinha ou bomba) com diversos ingredientes. Mas se tem um item indispensável para esse preparo é o açafrão que garante aquela tonalidade amarelada, típica do prato, e muito sabor!

A versatilidade é outra característica principal dessa culinária, pois pode ser feita de várias maneiras. Aliás, a versão brasileira é caprichada em carnes bovinas e linguiças, assim como a vegetariana é rodeada por legumes e vegetais. Portanto, o que não falta são opções para agradar o seu paladar e restrições alimentares.

Um dos segredos para que a cocção fique no ponto correto é utilizar a paellera, ou seja, uma panela especial com fundo largo e raso. Mas nada impede de prepará-la em uma panela tradicional caso queira uma versão simplificada e prática.

Quer conhecer algumas receitas de paella que possui um sabor inconfundível?! Confira a lista abaixo e sinta o prazer gastronômico espanhol em sua casa:

1. Paella simples

Quer uma paella fácil, econômica e deliciosa? Confira essa versão que leva azeite, cebola, alho, pedaços de frango, linguiça, pimentões, tomates, arroz, sal, molho de pimenta, sardinha com óleo e ervilha. O modo de preparo é daqueles bem prático: basta refogar tudo, adicionar água e tampar para o cozimento. Não tem desculpa para deixar de lado, hein!

2. Paella brasileira

Já a paella brasileira é aquela alternativa para quem não curte ou possui restrição à frutos do mar. A lista de ingredientes é tão rica em temperos e proteínas que chega a dar água na boca só de ler. Confira essa quadrilha deliciosa: cebola, alho, vagem, pimentão, tomate, linguiça toscana, bacon, bisteca suína, banana da terra, pimenta biquinho, páprica, caldo de carne, arroz porboilizado, açafrão e cheiro verde.

3. Paella caipira

A opção caipira é bem semelhante à anterior, porém a diferença está na escolha das proteínas. Nesse caso, o trio que forma essa paella são a costelinha de porco, frango e linguiça de porco. Dica: no momento de adicionar o arroz, mexa de uma maneira em que os grãos fiquem abaixo dos demais ingredientes. O resultado é uma paella maravilhosa, cheia de sabor e digna de comemoração em família!

4. Paella fácil

Essa é uma versão fácil, prática e rápida para aquele almoço de última hora. Além dos ingredientes serem os básicos que a gente tem em casa, o passo a passo é perfeito para quem não tem muita habilidade na cozinha. Afinal, é só adicionar os itens na panela, mexer de tempos em tempos e aguardar o cozimento.

5. Paella mineira

Já imaginou unir a culinária mineira com a espanhola em um prato só? É isso que acontece nessa receita de paella mineira. O toque espanhol, com certeza, fica por conta do temperos: páprica, açafrão, pimenta e pimentões. E o lado mineiro é aquela fartura saborosa composta por lombo, coxinha da asa do frango, alcatra, linguiça, quiabo, couve e torresmo. Vale a pena experimentar!

6. Paella campeira

Essa é outra receita brasileira que tem ar espanhol e muitas pitadas diferentes. Só que dessa vez o prato é feito em um disco no arado e no fogo a lenha. A escolha dos ingredientes também é bem caprichada, pois combina o arroz com sobrecoxa de frango, pernil suíno, salame e coração de frango. Não dá para perder, não é mesmo?

7. Paella de frango

Aprenda como fazer um arroz com influência espanhola utilizando peito de frango, pimentão, vinho e tomate. O sabor é irresistível e o passo a passo em uma única panela deixa tudo mais prático. Vale a pena conferir essa receita da chef Rita Lobo!

8. Paella valenciana

Essa é a autêntica paella espanhola, ou seja, aquela bem incrementada e com tudo o que tem direito. A opção conta com muitos ingredientes e entre eles estão a carne de coelho, linguiça calabresa, frango, favas brancas e vagem. Enfim, é uma ótima pedida para quem busca fartura e um prato completo!

9. Paella de frutos do mar

Essa é uma receita simples que combina os tradicionais frutos do mar como o polvo, a lula e o camarão. A utilização de poucos ingredientes é proposital, pois o intuito é servir duas pessoas ou um casal. Mas nada impede de você adicionar e substituir por outras proteínas. O resultado é um prato bem colorido e cheio de sabor!

10. Paella marinera/Paella de mariscos

Como o próprio já diz, essa é uma opção que combina todos os frutos do mar: camarão, polvo, mariscos, lula e peixe cação. Porém, são utilizados dois tipos de camarões, o GG que serve para decorar e o outro sem casca para dar sabor ao prato. A receita também conta com dois ingredientes diferentes que são o aspargos e o limão siciliano. É um prato rico em sabor, cheio de detalhes e com pontos certos para cada tipo de frutos do mar.

11. Paella mista

Essa é uma receita que mescla o frutos do mar com sobrecoxas de frango. A chef ensina todo o passo a passo para preparar uma deliciosa paella. Confira o restante dos ingredientes: azeite, tomates sem sementes, pimentão vermelho, alho, cebola, vagens macarrão, arroz parboilizado, sal, açafrão da terra e páprica doce.

12. Paella vegetariana

Que tal uma paella espanhola sem nada de carne animal? Experimente essa delícia que combina o arroz bomba com tomates cereja, azeitonas, alcachofra e pimentões. A receita também leva um time grande de especiarias, uma dose de vinho branco e um caldo de legumes para cozinhar tudo isso.

13. Paella de carne

Esse prato gaúcho é uma mescla entre o arroz carreteiro e a paella tradicional. A receita conta com ingredientes fortes como a carne seca, bacon, filé de lombo, peito frango, paio, linguicinha calabresa, queijo e ovos cozidos. Os temperos também não deixam a desejar: cebola, alho, tomates, pimentões vermelho e amarelo, cheiro verde e açafrão.

14. Paella do pepe

https://www.youtube.com/watch?v=XEToKPAp4zg

Que tal uma paella tradicional, digna de restaurante e que é o queridinho dos paulistanos? A receita não tem segredos e combina o sabor do frango com um time grande de frutos do mar como a lula, o camarão, o mexilhão e o lagostim. E sabe o que deixa o sabor ainda mais intenso? O caldo de camarão! Veja o passo a passo porque essa refeição merece degustada por todo mundo!

15. Paella vegana

Nessa versão vegana o que não falta são vegetais para acompanhar o sabor do arroz parboilizado com açafrão. Veja a lista de ingredientes: azeite, cebola, alho, pimentão, caldo de vegetais, tomates, azeitona, alcachofra em conserva, vagem holandesa, ervilhas, chá de açafrão, páprica doce, pimenta do reino e sal. O resultado é uma paella aromática e sem nada de origem animal, vem ver!

Que tal entrar nesse universo colocando alguma dessas receitas em prática?! Você pode recriar, substituir ingredientes e fazer novas combinações que sejam da sua preferência. A variedade não pára por aqui! Por isso, teste em casa e tenha uma refeição arrasadora por aí!

Deixe uma resposta