Receitas de Nhoque

O nhoque tem lá sua teoria: uns são fiéis ao dia 29, com o ritual de colocar o dinheiro sob o prato, e outros não se importam com a data e estão sempre prontos para saborear essa deliciosa massa italiana!

O nhoque clássico feito com batatas, com certeza, é o favorito dos brasileiros. Mas a variedade é tão ampla que dá para fazer com outros tubérculos e até com fruta, como a banana da terra. Sem contar, a infinidade de combinações que permitem brincar, seja com seus molhos, temperos, finalizações na manteiga ou gratinando. É aquele prato mega versátil que agrada inúmeros paladares.

Apesar dessa diversidade de preparos, toda receita possui algum segredinho e seu método secreto, não é mesmo? Afinal, não tem nada mais  gostoso que saborear um nhoque macio, leve e sem gosto de farinha.

Por conta disso, listamos as 30 melhores receitas de nhoque caseiro para desvendar esse mistério e prepará-lo da forma correta. Vamos desmistificar juntos? Vem ver:

1. Nhoque de batata

Nhoque só é bom se bem feito! E aqui, o segredinho está 100% no cozimento da batata Asterix. É importantíssimo que siga todas as indicações da receita: furar o tubérculo, levar para a assadeira com sal grosso, deixar por uma hora no forno e finalmente, passar pela peneira. Assim como o molho, também é essencial que o tempero venha da massa. Por isso, capriche nessa etapa e adicione sal, parmesão, pimenta do reino e noz moscada. Já a liga fica por conta do ovo e a farinha de trigo. Depois é só levar para a geladeira, aguardar, abrir a massa e cozinhar os nhoques.

2. Nhoque de batata doce

Essa receita é daquelas 2 em 1, ou seja, tem molho de tomate caseiro e massa de batata doce. A lista de ingredientes para o nhoque é curtíssima, pois leva somente o tubérculo cozido, gema e farinha de trigo. A finalização é ainda melhor: água fervente e depois frigideira para ficarem bem douradinhos.

3. Nhoque de mandioca

Que tal sair do convencional e apostar em uma opção pra lá de brasileira? É isso que ocorre nessa receita que tem mandioca na massa e molho de ragu de linguiça. A preparação do nhoque é muito simples, ou melhor, é um purê incrementado. Nesse caso, temos a mandioca cozida e amassada, ovo, manteiga, sal e farinha de trigo (até dar o ponto). A montagem e o cozimento é o mesmo: superfície limpa e água quente.

4. Nhoque de abóbora

Mais uma versão que sai totalmente do convencional e fica super saborosa! O truque é cortar a abóbora em cubos menores para que ela asse mais rápido. Dessa forma, é só preparar uma espécie de purê, envolver sobre o pano e retirar toda água. É bem importante que ele esteja bem sequinho para que não modifique a proporção do restante dos ingredientes. Capriche no molho e está pronto!

5. Nhoque recheado

Quer surpreender o crush, a família e os amigos? Aposte nesse nhoque recheado de queijo porque os elogios serão certeiros! O preparo é semelhante à massa de coxinha, onde a farinha de trigo é misturada com o caldo de carne e a batata cozida. Por conta disso, a massa não precisa cozinhar na água, mas sim junto com o seu molho favorito no forno. Afinal, aquele gratinado é indispensável, não é mesmo?

6. Nhoque de mandioquinha

Esse nhoque “verde” se faz da maneira tradicional, só que em vez da batata é com a mandioquinha e com bastante salsinha (quase um talo inteiro). Por não conter ovo no preparo, a massa é um pouco mais delicada para trabalhar, mas nada que um pouquinho de farinha de trigo não ajude. E sabe o que é melhor? O molho de manteiga é facílimo de preparar. Vale a pena experimentar!

7. Nhoque fácil

Chegou a sua hora de fazer um nhoque de batata Asterix! Essa receita é fácil, rápida e é aquele clássico que todo mundo tem que ter no caderninho. A massa leva apenas cinco ingredientes: batata roxa, queijo parmesão, farinha de trigo, sal e pimenta do reino. Dica: cozinhe a batata por inteiro para que não absorve a água e libere o seu amido.

8. Nhoque da fortuna

Se dia 29 é propicio para comer nhoque, que seja no conforto de casa e ainda com uma massa caseira, certo? Essa receita não foge do convencional, pois leva os mesmos ingredientes de um nhoque, como: a batata, o ovo, a manteiga, a farinha de trigo e o sal. Nesse caso, o ovo ajuda na liga, o que diminui na quantidade de farinha de trigo. Essa é uma boa dica para aplicar em outras receitas de nhoque. Experimente e arrase nesse prato!

9. Nhoque de forno

Essa receita é perfeita para saborear quando a mesa está rodeada de gente. O preparo consiste em um nhoque na travessa, ou seja, montado em camadas e com uns toques adicionais. Você precisará de um molho bolonhesa, massa de batata, presunto, queijo mussarela e parmesão ralado. Confira o passo a passo e não deixe de fazer em casa!

10. Nhoque de ricota

Tem coisa melhor que receita fácil, rápida e finalizada na frigideira? O nhoque de ricota é desses que conquista só de ver o modo de preparo. Afinal, não precisa cozinhar nenhum dos ingredientes e tudo é feito em um bowl. Basta misturar a ricota com o ovo, o queijo parmesão, a farinha de trigo e o sal e levar para geladeira.

11. Nhoque doce

Parece mentira mas o nhoque doce existe! Esse é feito com um mix de coco com queijo parmesão e lembra uma receita de biscoito. Afinal, eles são assados, depois mergulhados em uma calda açucarada e finalizados no coco ralado. Vale a pena experimentar!

12. Nhoque frito

E é claro que tinha que ter uma receita diferentona na lista! A versão segue os mesmos procedimentos de um nhoque de batata, só que em vez de cozinhar na água fervente, eles são fritos. Aposte no molho de carne de panela que é o equilíbrio perfeito entre a suculência e o crocante!

13. Nhoque simples

Se você procura uma receita de nhoque simples e, ao mesmo tempo, incrível, essa pode ser a opção ideal. Além disso, os ingredientes utilizados são acessíveis e que geralmente você tem em casa: batata, ovo, manteiga, sal, farinha de trigo e molho de tomate pronto.

14. Nhoque de batata sem farinha

Essa é uma receita de nhoque de batata com maizena, ou seja, no lugar da farinha de trigo entra o amido de milho. Por conta disso, não é necessário levar o nhoque para cozinhar em água fervente. Você vai apenas montar, servir com o molho de sua preferência e está pronto!

15. Nhoque de arroz

Nessa massa de nhoque a troca é simples: a batata pelo arroz. Por isso, é importante misturar bem e não ter medo de colocar a mão na massa. Confira a lista de ingredientes: arroz cozido, pão picado, farinha de trigo, ovos, manteiga, sal e parmesão. O resultado é uma massa leve, saborosa e que derrete na boca!

16. Nhoque de beterraba

Aprenda a fazer uma massa de nhoque com farinha de arroz, fécula de mandioca e muitas beterrabas. É uma receita simples mas que conta com várias etapas: desde o cozimento da beterraba, passando pelo tempero até a montagem. Mas é uma boa alternativa para quem deseja um prato sem glúten com um sabor completamente novo!

17. Nhoque low carb

Ta aí uma receita para ninguém botar defeito e não deixar de comer um nhoque no dia 29. O preparo é feito totalmente com ingredientes saudáveis e nada óbvios como a couve flor processada, farinha de tapioca, amido de milho, sal e azeite.

18. Nhoque de espinafre

Esse é outro nhoque que tem como base a ricota, mas nem por isso, deixa de ter o espinafre em cena. No primeiro momento é preciso grelhar as folhas da verdura para que elas não entrem cruas no preparo. Depois é só preparar a massa adicionando o queijo parmesão, gema, sal, pimenta do reino e a noz moscada. O cozimento final é feito no forno para ter aquele gratinado incrível!

19. Nhoque de maionese

Quer uma massa leve, saborosa e diferente? Faça esse nhoque que leva leite, farinha de trigo, caldo de galinha, maionese e cheiro verde. O preparo é iniciado no fogo, desenvolvido na bancada e finalizado na água fervente. Sirva com um molho bolonhesa e está pronto!

20. Nhoque vegano

Esse nhoque é composto por um mix de batatas: a Asterix e a baroa (mandioquinha). Porém, a farinha de trigo entra em cena apenas para dar liga à esse purê. Vale servir com o molho de sua preferência ou seguir a receita de molho abóbora vegano. O resultado é um só: um prato extremamente leve e nutritivo para o seu dia!

21. Nhoque banana da terra

O segredinho desse nhoque é colocar as bananas para assar até que elas fiquem com o interior macio e prontas para se transformar em purê. Já a liga fica por conta do amido de milho e o tempero é aquele trio básico de sal, pimenta do reino e queijo. Finalize na frigideira com um pouquinho de azeite e sirva com o seu acompanhamento preferido!

22. Nhoque de miojo

A substituição é bem nítida nessa receita: no lugar da farinha de trigo entre o macarrão instantâneo pré cozido no leite. A massa é feita no liquidificador e conta com mais dois ingredientes que são a gema e o sal. O segredo é deixar a massa na geladeira para dar uma certa firmeza antes de cozinhar. E depois são passados na manteiga e servidos com raspas de limão e bastante queijo parmesão. Simples, não é mesmo?

23. Nhoque de trigo

Já imaginou um nhoque sem batata e nem um outro tubérculo? Isso mesmo! Essa versão é prática, econômica e leva apenas ingredientes básicos que todo mundo tem em casa. Confira o passo a passo da receita e se surpreenda com a facilidade desse preparo no liquidificador.

24. Nhoque de cará roxo

O cará-roxo é um alimento que acrescenta sabor e cor à esse prato italiano. Por conta disso, ele se transforma uma versão brasileira bem diferente. Além disso, o molho de queijo, com base de bechamel, fecha a refeição com chave de ouro. Vale a pena conferir!

25. Nhoque de bacon

Se batata já é bom, imagina com bacon? É isso que acontece nessa receita de “microondas” que combina a massa tradicional com pedacinhos de bacon frito. Se você gosta de inovar, experimente essa opção!

26. Nhoque grão de bico

O grão de bico é a estrela do prato, por isso é essencial que seja cozido (demolhado) e processado. Com isso, basta adicionar o restante dos ingredientes, realizar a montagem e o cozimento na água fervente. O acompanhamento ou molho é outra coisa que chama atenção: molho de limão e sálvia com saltimbocca de frango. Vale a pena conferir!

27. Nhoque de inhame

O inhame também é uma ótima pedida para uma refeição nutritiva e saborosa! No lugar das batatas entra o inhame cozido. A massa também conta com dois ingredientes especiais: a cúrcuma e a manteiga ghee. Já a farinha deve ser acrescentada aos poucos até obter o ponto de modelar.

28. Nhoque de semolina

O nhoque a romana é uma receita que não leva batatas e nem farinha de trigo. Nesse caso, entra somente a semolina, o leite, as gemas e a manteiga. O modo de preparo também é bem diferente, pois tem todo o processo para a aromatização do leite. Essa etapa é bem simples e você precisará de apenas três itens: cebola, louro, cravo, ervas, pimenta em grãos e alho. A finalização é feita no forno com um pouco de manteiga de ervas e queijo parmesão. É um prato sem molho, mas cheio de sabor e textura!

29. Nhoque de milho

Experimente essa versão cheia de sabor feito com creme de milho de liquidificador. O modo de preparo é muito fácil e não exige nenhum conhecimento culinário. Confira a lista de ingredientes: milho, leite, queijo parmesão, azeite, amido de milho, sal e pimenta do reino.

30. Nhoque gratinado

Essa é uma receita para se sentir nos restaurantes da Itália. Afinal, a massa é servida quentinha, gratinada e com pedaços de trufas brancas. O modo de preparo não tem mistério: é mão na massa e muito amor na comida! Siga o passo a passo corretamente e tenha uma experiencia surpreendente com essa receita.

A massa de nhoque não tem segredos! Apesar de ser um preparo mais trabalhoso e que exige, sim, um pouquinho de mão na massa, a execução é muito simples. Aproveite essa oportunidade e sinta o gostinho da Itália com um belo nhoque caseiro feito por você.

Deixe uma resposta