Que o feijão é um alimento indispensável na mesa dos brasileiros isso todo mundo já sabe. Mas e as variações dele? Assim como a feijoada é a nossa especialidade, o cassoulet é um prato que não falta no tour gastronômico francês.

O Cassoulet é preparado com feijão branco e com um time caprichado de proteínas, como as linguiças, o bacon, a carne de porco e até vegetais. O cozimento é lento, igual ao do feijão tradicional, por isso não tenha pressa! Mas se você está acostumado a preparar o feijão do dia a dia, com certeza, irá tirar o cassoulet de letra.

Vamos ver algumas receitas desse preparo feito em uma única panela? Confira abaixo as diferentes versões, escolha a sua preferida e experimente:

1. Receita de Cassoulet

Essa é a receita do verdadeiro Cassoulet francês, ou seja, utiliza todos aqueles ingredientes e técnicas para deixar o prato 100% fiel. O feijão passa por alguns processos básicos antes de ser cozido. E esse caldo é recheado de temperos como: cenoura, cebola com cravos, alho, couro de porco, bouquet garni, sal e pimenta do reino. Já as proteínas (linguiça, bacon, barriga de porco e pato confit) são grelhadas com gordura de pato e adicionados na finalização. O prato também leva concassé de tomate e um crosta de farinha de rosca. Vale a pena experimentar!

2. Cassoulet caipira

Que tal uma comidinha francesa feita na panela de ferro e com sabor da vovó? Confira essa receita que leva costelinha suína, bacon, paio e linguiça na preparação. Os temperos do feijão ficam por conta da cebola, alho, cenoura, aipo, algumas ervas, tomate pelado, sal e pimenta do reino. Enfim, é uma refeição quentinha para ser compartilhada com toda a família!

3. Cassoulet mineiro

Essa versão é um pouco mais pesado que a anterior. Afinal, leva cachaça, leite integral e bastante carne! O modo de preparo é muito simples: basta refogar o feijão bolinha em meio aos temperos e deixar cozinhar por cerca de uma hora. Além desses ingredientes, a receita também conta com tomate, cebola, alho, louro, alho poró, linguiças, costela suína, bacon, pimenta e salsinha. E acredite, todo o preparo é feito na brasa!

4. Cassoulet de frango

As carnes escolhidas para essa versão foram o bacon, a linguiça calabresa, linguiça portuguesa, costelinha de porco defumada e sobrecoxa de frango. O prato é rico em sabor e tem um time caprichado de temperos, entre eles: o caldo de frango, alho poró, cheiro verde, pimenta, alho, cebola, tomate, sal e ervas em geral.

5. Cassoulet de lombo

Quer um cassoulet diferente? Experimente essa versão marcante que leva lombo de porco, gengibre, pimenta dedo de moça, leite de coco e manjericão. O prato ainda é servido de uma forma bem diferente: pão tostado com manteiga de ervas. O resultado é um prato saboroso que mistura o toque oriental e brasileiro de uma forma simples&equilibrada.

6. Cassoulet Rita Lobo

 

Aprenda a preparar o cassoulet da Rita Lobo que tem como destaque o peito de frango e a linguiça toscana, ou seja, ingredientes básicos do dia a dia. Além disso, outros itens complementam o sabor do feijão, como o salsão, a cenoura, a cebola, o alho, o extrato de tomate, o vinho branco, o louro e o tomilho. Nessa versão, o prato ganha aquele quê a mais: uma farofinha de pão com ervas irresistível!

7. Cassoulet vegano

Mesmo vegano o feijão marca presença por aqui! Porém, a receita também utiliza outro ingrediente para dar sustância: o grão de bico cozido. A presença da carne é substituída por cogumelos, cenoura e tofu. O resultado é um prato completo, cheio de nutrientes e com bastante sabor!

8. Cassoulet de legumes

Confira os ingredientes dessa receita: feijão branco cozido, alho poró, salsão, alho, tomilho, salsinha, folha de louro, cravo, sal, pimenta do reino e água. A sugestão é servir com uma cobertura de pão que lembra croutons temperado. Vale a pena conferir!

9. Cassoulet light

Aprenda a fazer um cassoulet de maneira saudável, econômico e com um acompanhamento surpreendente: uma farofa com cereais. A vantagem dessa opção é que ela utiliza apenas ingredientes acessíveis, aqueles que você possui em casa ou encontra em qualquer mercadinho e feira. Veja a lista: feijão branco cozido, coxão duro cozido, cenoura, chuchu, abobrinha, pimentão, tomate, cebola, alho, tomilho e louro.

10. Cassoulet de frutos do mar

Aprenda a fazer esse prato tradicional de uma forma bem diferente. Essa “feijoada” é composta por feijão branco, açafrão e frutos do mar, o que torna o preparo mais leve e claro, pra lá de saboroso! No lugar das carnes bovinas e suínas entram o o polvo, camarão sem pele, mexilhão e lula. Não deixe de conferir!

É impossível não gostar de um delicioso prato de feijão quentinho, temperado e rico em proteínas, não é mesmo? Afinal, diversificar o acompanhamento do PF ou a feijoada do final de semana sempre resultam em ótimas experiências. Por isso, arrisque nesse preparo e tenha um novo queridinho nas suas refeições!

Deixe uma resposta