Receitas de ovo mexido

Tá, todo mundo sabe fazer ovos mexidos. Geralmente é aquele preparo coringa para o café da manhã: uma frigideira, um fio de gordura e ovos. Acertamos?!

Pode parecer simples mas existe diversas técnicas para fazer um ovo mexido perfeito. Tem gente que “frita” em banho maria, outros que acrescentam creme de leite e tem os mais práticos que só utiliza dois ingredientes. Mas o segredinho é um só: mexer sem parar e sempre de fora para dentro.

Claro, que a temperatura correta e os utensílios também fazem muita diferença. Principalmente quando o assunto é textura, ou seja, se você deseja ele mais sequinho, tostado ou cremoso.

Quer saber todos os truques para acertar o ponto do seu ovo mexido? Confira 20 segredinhos que são indispensáveis em sua cozinha:

1. Ovo mexido fácil

Em busca de um ovo diferente e, ao mesmo tempo, fácil de fazer? Confira essa receita que leva ovos, leite desnatado, sal, pimenta do reino, açafrão, salsinha e azeite. O modo de preparo é bem simples: basta misturar tudo muitíssimo bem e levar para frigideira. Porém, o segredinho para ele ficar cremoso por dentro é girar lentamente a frigideira e quando coagular, puxar as bordas para o meio. Vale a pena testar em casa!

2. Ovo mexido americano

Prepare-se para fazer um café da manhã digno de Masterchef! Nessa receita você precisará de apenas dois ingredientes: ovos frescos e uma quantidade generosa de manteiga. Afinal, é essa “gordura” que vai garantir cremosidade ao prato. O truque é mexer bastante e deixar o fogo em temperatura baixa. Portanto, tenha paciência porque o resultado é surpreendente!

3. Ovo mexido cremoso

Existe uma maneira correta de fazer ovos mexidos. E essa daqui não deixa nada a desejar! O preparo começa em um bowl, ou seja, batendo com o garfo os ovos com os temperos básicos como o sal e a pimenta do reino. Depois é só levar a mistura para a frigideira e ir puxando dos cantinhos para o meio para que ele não crie aquela casca tostada. O objetivo aqui é apenas cozinhar os ovos e não fritá-los. Faça em casa e aproveite!

4. Ovo mexido de hotel

Sabe aquele ovo cremoso de Hotel? Agora você pode saborear-lo no conforto de sua casa! O ideal é bater bem os ovos para que ele fique uniforme e homogêneo, ou seja, nada de ter uma parte branca ou amarela no produto final. O garfo ajuda bastante nesse processo, pois ele não retira muito o ar deixando o prato leve e bem homogêneo. Finalize com uma colherada de requeijão e manda a ver nessa delícia!

5. Ovo mexido com leite

O principal segredo dessa receita é o modo de cozimento que é feito em banho maria. A mistura dos ovos levam manteiga, sal e leite. Encaixe essa tijela na panela e bata com um fouet até engrossar e atingir uma consistência de mingau cremoso. Só tome cuidado para não passar do ponto e cozinhar em excesso, pois eles podem ressacar.

6. Ovo mexido com creme de leite

Para fazer esse prato com excelência, é ideal que utilize os ovos caipiras, pois costumam ser mais gordos e saborosos. A primeira dica é incorporar totalmente os ovos com temperos, já que isso a ajuda a dar a cremosidade que queremos. Na frigideira, não esqueça de mexer nas bordas para que tudo fique homogêneo. Por último, adicione o creme de leite fresco, desligue o fogo e adicione a manteiga.

7. Ovo mexido light

O primeiro passo dessa receita é bater com uma espátula de arame os ovos, o sal rosa, a pimenta do reino e por fim o creme de leite light. Depois é só levar para a frigideira com manteiga ghee ou óleo de coco e puxar de fora para dentro até cozinhar. O resultado é um ovo macio e ainda low carb.

8. Ovo mexido com queijo

O segredinho dessa receita é utilizar bastante manteiga, ao invés do óleo, para fritar seus ovos. Quando estiverem bem macios adicione o creme de leite e o requeijão. Lembrando que a intenção é mexer sempre para manter os gomos separados. Para um toque especial adicione presunto e queijo mussarela picado. Porém, se preferir ele sozinho já é incrível!

9. Ovo mexido com bacon

Aprenda a fazer a melhor receita de ovos mexidos com bacon com apenas cinco ingredientes: manteiga, cubos de bacon, ovos, queijo picado e sal. O modo de preparo é feito em duas etapas mas tudo em uma mesma frigideira, ou seja, primeiro os bacons e depois os ovos. Mexa com cuidado, sem movimentos bruscos, raspando o fundo da frigideira até que estejam quase cozidos. Afinal, com o calor eles continuarão cozinhando até o momento de servir.

10. Ovo mexido com cogumelos

Shitake, champignon, ovos, creme de leite, sal, queijo prato e manteiga são os itens dessa opção maravilhosa. Essa é uma ótima forma de inovar aquele ovo mexido do dia a dia. E sem contar que tem um passo a passo pra lá de fácil. Vale a pena conferir!

11. Ovo mexido com água

Nunca foi tão fácil fazer ovo mexido com apenas uma frigideira e um pouquinho de água. A dica é colocar uma dose de água em sua panela e deixar os ovos batidos ali até o líquido começar a secar. Vale a pena adicionar os temperos básicos, como sal e pimenta, e outras ervas desidratadas. Aposte nessa versão e fica aqui o nosso segredinho!

12. Ovos mexidos colorido

Que tal um ovo mexido turbinado que equivale a um lanche/almoço? Fique de olho nessa receita que leva pimentão, tomate e cebola na preparação. O primeiro passo é refogar bem esses vegetais para que eles fiquem pré cozidos. Depois é só juntar com os seus ovos e mexer sem parar. Finalize com cheiro verde, um pouco de sal, pimenta do reino e está pronto! Dica: evite de colocar muito tomate para que ele não fique úmido demais.

13. Ovo mexido gourmet

Essa receita ensina a fazer o clássico ovo mexido francês. E tudo o que você precisa é de ovos, um pouco de manteiga para untar a panela e alguns utensílios de cozinha. O segredo é transformar esse ingrediente principal em um elemento 100% líquido, ou seja, gema e clara bem misturados e depois peneirado para retirar todos os resquícios desnecessários. Depois é só levar em banho maria, porque o cozimento é para ser devagar mesmo, e mexer sem parar até dar o ponto.

14. Lanche de ovo mexido

Essa receita são várias em um só: como fazer o sanduiche eggslut, bacon crocante e ovos mexidos perfeitos. A preparação da nossa estrela leva em torno de seis à sete minutos. O truque é deixar a manteiga emulsionar na mistura dos ovos e adicionar uma extra no final para esfriar e deixa-lo ainda mais cremoso. Aposto que o seu café da manhã nunca mais será o mesmo!

15. Tapioca com ovo mexido

Aprenda a fazer um wrap de tapioca pra lá de caprichado. Aqui, o recheio é ainda mais especial: ovos mexidos com queijo, tomate cereja e manjericão. É uma receita simples, rápida, saudável e que vai salvar os seus dias corridos!

16. Ovo mexido mineiro

Quer uma refeição completa feita em uma panela só? E ainda que faça aquela limpa na geladeira? Fique de olho nessa receita de mexido mineiro porque ele irá ser um coringa na sua vida! O prato leva linguiça, cebola, alho, ovos mexidos, sobras de arroz&feijão, couve manteiga e farinha de mandioca.

17. Ovo mexido com espinafre

Nessa receita, os ovos mexidos são super simples de fazer. Em um bowl misture os ovos, o creme de leite, a ciboulette, o sal e a pimenta do reino. Depois é só levar para a frigideira junto com o refogado de cebola roxa e espinafre cozido. Não tem nada melhor do que dar uma turbinada naquele café da manhã do dia a dia, certo?

18. Ovo mexido vegano

Para os veganos, em especial, essa receita pode ser um coringa no dia a dia. O grão de bico entra como alternativa ao ovo, ou seja, uma ótima opção para variar na alimentação. Ele é bem fácil de preparar e fica pronto em vinte minutinhos. O grão de bico deve ser amassado, temperado e depois refogado com cebola e uma misturinha de água e farinha vegetal. Esse serve para dar liga e cremosidade ao prato. Por fim, finalize com um pouco de salsinha e está pronto!

19. Ovo mexido vegano com tofu

Agora se você quer uma versão clássica vegana, aposte nessa combinação de tofu com temperos. Confira alguns deles: açafrão da terra, temperinho fresco, pimenta do reino, sal, barbecue, shoyu, catchup e molho pimenta. O modo de preparo não tem segredos e carrega todo aquele sabor e textura de um ovo mexido tradicional. Independente de sua dieta experimente!

20. Ovo mexido no microondas

Praticidade é o que não falta por aqui. Por isso, a versão de microondas não pode ser ignorada nessa lista. A receita conta com a mistura dos ovos, queijo cottage e um pouco de sal. Basta levar ao microondas, em dois intervalos de um minuto, e está pronto!

Seu café da manhã não será mais o mesmo, não é verdade? Então, escolha a sua versão favorita e corre para testar em sua cozinha. Afinal, não tem nada mais gostoso que essa delícia com cara de hotel feita em casa!

Deixe uma resposta