Receitas de galinhada

A galinhada é um prato simples que aparenta ser impossível fazer em casa, concordam? Mas aqui a gente prova que não! Basta ter em mãos alguns pedaços de frango, arroz, temperos à gosto, vegetais para complementar, um líquido para cozinhar e a alegria está completa!

A técnica é sempre a mesma, ou seja, com uns longos minutos no fogão. São inúmeros fatores que difere uma receita da outra, desde a parte da galinha que é utilizada até o tipo de panela. Independente disso, o resultado é aquele prato farto para reunir a família em volta da mesa e saborear até dizer: chega!

Confira as 15 melhores receitas de galinhada para fazer em casa e comer à vontade:

1. Receita de galinhada

Essa é uma receita para ninguém botar defeito: tem sabor, tem brasilidade, tem ingredientes de feira e feito em uma panela só. O chef Mohamed ensina a fazer uma galinhada que vai dos miúdos aos pés e com um time caprichado de ingredientes, como o açafrão da terra, alho poró, cebola, coentro, tomate, arroz agulhinha, espinafre, pimenta dedo de moça e limão. E ainda tem os dois itens indispensáveis de uma feira: caldo de cana e farofinha de pastel de vento. Quer saber o resultado? Dê o play e se surpreenda com essa delícia!

2. Galinhada mineira

O Chef e a Chata ensinam como fazer uma galinhada simples, econômica e que rende um panelão para a família inteira. O modo de preparo conta com duas etapas, a primeira é o refogado dos ingredientes e a segunda é cozimento em água. Prático, não é mesmo? Clique na receita e veja o passo a passo completo desse clássico brasileiro!

3. Galinhada fácil

A galinhada é uma comida com cara de casa de mãe, ou seja, aqueles preparos que parecem impossíveis fazer sozinho, certo? Só que agora você aprende a fazer esse prato em uma panela só de uma forma muito prática e pra lá de saborosa. A lista de ingredientes não é as das mais curtas, mas são aqueles itens baratos, básicos da feira e que, com certeza, merecem essa fugidinha para o mercado!

4. Galinhada simples

Essa é uma outra receita de uma panela só, porém com uma lista menor de ingredientes e com um modo de preparo ainda mais simples, do estilo coloca tudo, mistura e já está pronto. Confira a composição dessa galinhada simples: sobrecoxas, óleo, alho, pimenta do reino, colorau, sal, cheiro verde, milho, cenoura, arroz e água.

5. Galinhada na panela de pressão

Ainda na onda de receitas fáceis, rápidas e simples, nada melhor que uma receita na panela de pressão. E aqui o modo de preparo não tem segredos! Basta refogar os ingredientes, adicionar o líquido e pegar pressão por dez minutos. O sabor fica ainda mais intenso por conta do caldo de galinha e o molho de pimenta. Vale a pena experimentar!

6. Galinhada cremosa

Essa é uma receita que foge dos padrões de uma galinhada, pois é feita com pedaços de frango (coxas e sobrecoxas), cream-cheese e alho poró no lugar da cebola. Portanto, deixe a versão tradicional para um outro dia e aposte nessa delícia feita em uma única panela que vale a pena ser provada!

7. Galinhada com frango desfiado

Essa é uma daquelas receitas de panela de pressão que salvam o seu dia. O preparo da galinhada é feita com diversas proteínas: bacon, linguiça toscana, linguiça calabresa e sobrecoxa de frango. E ainda leva um cozimento no caldo de galinha, ou seja, fica mega saborosa! Os pedaços de frango ficam tão macios e suculentos que chegam a desfiar no prato. Faça e aproveite!

8. Galinhada com peito de frango

Aqui, a chef do GNT transforma filés de frango em uma farta refeição para quatro pessoas: uma galinhada delicioso e prática. E o segredinho para ficar com aquele sabor de fazenda é o caldo especial com cebola, cúrcuma, chá de cominho, páprica e suco de limão. Não dá para perder, hein!

9. Galinhada com galeto

O galetinho é uma ótima opção para quem deseja uma galinhada em porção menor. Mas fique tranquilo, porque fica igualmente saborosa e tem todos aqueles agregados que fazem jus ao prato. Confira a lista dos ingredientes: bacon, cebola, alho, sal, pimenta do reino, tomate, arroz, louro, caldo de galinha, água e cheiro verde.

10. Galinhada com arroz integral

A diferença dessa receita para as outras está no fato do tipo de arroz utilizado na preparação do prato. O integral é uma opção mais nutritiva e que exige um tempo de cozimento de maior. Por conta disso, os grãos passam por um processo em água morna por duas horas. Se você curte receitas mais saudáveis, experimente essa que você vai adorar!

11. Galinhada caipira

A galinhada caipira passa para um outro nível depois dessa receita feita no disco de arado. E olha que aqui tem tudo o que tem direito: galinha caipira, sobrecoxa, banha de porco, arroz, páprica, açafrão, milho, ervilhas, pimentão, cheiro verde e pimenta biquinho. É uma receita digna para o almoço em família!

12. Galinhada goiana

Sabe o que não pode faltar na refeição de quem mora no Centro Oeste do Brasil? O bom e o velho frango com pequi! Por conta disso, a chef Isadora ensina a preparar uma galinhada com um frango inteiro com direito a pequi em conserva, pimenta dedo de moça, arroz, tomate e coentro fresco.

13. Galinhada gaúcha

O tradicional arroz com galinha é feito na panela de ferro com coxa e sobrecoxa, ervas, extrato de tomate, ovo cozido e queijo parmesão. O prato tem influência gaúcha e fica com um sabor irresistível!

14. Galinhada do Bahia

A galinhada do Bahia é um das versões mais famosas do Brasil! A preparação é um pouco diferente das outras, pois conta com um cozimento primeiro do frango e depois no finalzinho com o arroz. O time de ingredientes é repleto de ervas, especiarias e vegetais. Vale a pena conferir!

15. Galinhada Rita Lobo

Essa galinhada da chef Rita Logo é uma versão simples, preparada na frigideira e que fica pronta em trinta minutos. Quer saber o segredo da rapidez? Substituir o arroz por cuscuz marroquino e os pedaços de galinha por peito de frango, que cozinham em um piscar de olhos. Já o sabor fica por conta do refogado arretado e a combinação matadora de especiarias. Não deixe de provar!

Não existe nada mais gostoso do que curtir o nosso país mergulhando na gastronomia, valorizando os ingredientes de cada região e utilizando as técnicas caseiras como a panela de ferro ou disco de arado. E se você não tem nenhum desses dois equipamentos em casa, não tem desculpa, viu? Aproveite as outras versões na panela de pressão, de frigideira ou no modelo comum porque também são igualmente saborosas!

Deixe uma resposta