Muitas das comidas do Brasil têm suas origens na África. No entanto, é possível mergulhar ainda mais fundo e descobrir receitas de comidas africanas na essência, aquelas que ainda guardam seus sabores e ingredientes mais tradicionais. Se você quer conhecer alguns desses pratos que fazem sucesso em todo o continente africano, confira agora nossa seleção com diversas opções para você preparar e viver um pouquinho desse continente em sua cozinha.

1. Malva Pudding

Malva pudding

Como você já deve imaginar, a culinária africana é conhecida por sua intensidade. Aqui, esse pudim tem uma textura bem parecida com um bolo. Apesar de ser um prato doce, o ideal é servir ainda quente. Os melhores acompanhamentos são sorvete ou um creme de baunilha. Não deixe de experimentar essa iguaria, já que é uma das receitas de comidas africanas doces mais apetitosas que você irá encontrar.

2. Chakalaka

O chakalaka é basicamente um molho de feijões com legumes, que é servido com pães ou como acompanhamento para carnes. Se você apreciar receitas de comidas africanas bem apimentadas, o chakalaka é perfeito para você.

3. Arroz amarelo africano

O arroz amarelo tem diversas origens, mas a principal delas é do sul da África. As especiarias dão conta de trazer um sabor bem marcante para este prato, além da beleza especial e aroma bem presentes na hora de servir e experimentar!

4. Melktert

Essa é mais uma sobremesa presente na nossa seleção de receitas de comidas africanas. A melktert é uma torta de leite que, além de muito saborosa, também é diferenciada e bem suculenta. Se você quer inovar nas suas preparações doces, aproveite a chance e clique no vídeo abaixo para conferir o passo a passo. 

5. Cuscuz de Cabo-Verde

Dentre as receitas de comidas africanas, o cuscuz de Cabo-Verde é a que está mais presente no Brasil, principalmente na região nordeste. Por isso, veja o passo a passo no vídeo abaixo e confira como fazer esse prato da forma mais africana possível. Sirva quentinho!

6. Bobotie e salada de abacate com amendoins

Nessa receita, você irá abusar das especiarias: curry, açafrão, louro, pimenta, cebola. O prato é bem firme, mas ao mesmo tempo é cremoso e tem como base a carne moída. Para o acompanhamento perfeito, você vai aprender a preparar uma salada de abacate, também repleta de especiarias.

7. Docinho africano

Esse doce é bem parecido com o nosso tradicional e brasileiro brigadeiro. A principal diferença é que para fazer o docinho africano você precisará de pães duros! Isso mesmo. Ficou curioso? Então clique e confira aqui embaixo como esse docinho pode conquistar o seu coração.

8. Ugali

O ingrediente principal desse prato é a farinha de milho ou o fubá. Como mencionado acima, as receitas de comidas africanas têm similaridades com a culinária brasileira. O Ugali lembra muito o angu. Mas, de qualquer forma, não perca a chance de experimentar a receita mais tradicional do continente africano. 

9. Puff puff nigeriano

Além do nome fofo, o sabor e a apresentação acompanham essa mesma linha. A massa tem uma textura bem agradável e pode ser comparada aos nossos bolinhos de chuva. O grande ingrediente secreto é a noz-moscada, que é utilizada para incrementar o puff puff.

10. Feijoada angolana

Essa é mais uma das receitas de comidas africanas que têm variações bem próximas com as receitas típicas do Brasil. Se você quer a culinária africana em sua cozinha, opte por preparar a sua próxima feijoada à moda angolana e surpreenda-se com o sabor.

11. Calulu de carne seca

Esse é um prato bem simples, rápido e altamente saboroso. É uma espécie de caldo, ideal para os dias frios ou noites mais longas. O valor nutritivo desse prato é uma outra grande característica dessa e de outras receitas de comidas africanas.

12. Kingklip Grelhado

Esse é um dos peixes mais sofisticados e servido principalmente nas regiões litorâneas do continente. Você pode encontrar o kingklip e preparar essa delícia para surpreender qualquer convidado seu. 

13. Munguzá

Mungunzá

Para encerrar nossa seleção de receitas de comidas africanas, separamos o mungunzá. Muita gente já conhece e já aprecia, mas a origem desse prato é africana e a preparação original você confere clicando logo abaixo.  

Qual das receitas de comidas africanas dessa lista você vai preparar aí na sua casa?

As receitas de comidas africanas são sempre deliciosas e, em grande parte, já estão presentes no nosso dia a dia, ainda que com algumas modificações. Se você gostou do nosso artigo, ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar uma receita africana que é imperdível, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta