Muito popular na culinária coreana, o japchae é uma receita feita com base em um macarrão de celofane feito a partir da batata doce. Além dele, a receita costuma levar ovo, carne, legumes e cogumelos diversos temperados com óleo de gergelim e molho de soja. Ele pode ser visto em restaurantes como refeição ou como acompanhamento de outros pratos, os conhecidos banchans. Além disso, ele é um prato comum em festas e casamentos, por ser fácil de fazer e pode ser servido quente, frio depois de ficar na geladeira ou em temperatura ambiente. Ele é um prato perfeito para o verão, pois pode ser servido gelado mesmo, além de saudável, é refrescante.
Preparar o japchae não é muito difícil, o importante é ter em mãos um pacote da massa de macarrão de batata doce. Eles podem ser encontrados em lojas e mercearias especializadas em produtos asiáticos.
Nesta receita de japchae tradicional, o primeiro passo é temperar a carne os cogumelos. O molho é feito a base de shoyu, óldeo de gergelim, açúcar, sakê de cozinha mirin e alho picado. Depois você deve preparar a água para fazer o macarrão, cozinhe algumas folhas de espinafre para acrescentar sabor e cor ao macarrão, em seguida, acrescente o macarrão e deixe cozinhar por 6-7 minutos. Prepare também os ovos na frigideira para fazer um omelete que será cortado em tiras no final da receita para ser acrescentado ao macarrão. Por último, tudo é preparado em uma panela, a começar pelos legumes, depois a carne e depois o macarrão já cozido.
Esta versão do japchae leva barriga de porco temperada com shoyu, uma colher de chá de alho moído, pimenta do reino, meia colher de chá de açucar e óleo de gergelim. O próximo passo é misturar 2 gemas de ovos e colocar na frigideira como omelete, para depois cortar em tiras. Depois o espinafre chinês são utilizados para cozinhar na água e depois cortados em pedaços pequenos, temperados com shoyu e óleo de gergelim. O macarrão é acrescentado na mesma água do espinafre para cozinhar. Os vegetais utilizados nesta receita são: cebolinha, shitake, cenoura e cebola. Todos eles vão para frigideira e tudo é preparado em conjunto com a carne.
Por último, esta versão diferente que não utiliza o macarrão de batata doce e sim, tiras de bardana para fazer o refogado.
O chuchu é um legume bastante discriminado, já que muita gente acha que é um alimento sem graça. No entanto,…
Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente…
Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar,…
O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e…
Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas…
Se existe uma refeição que faz jus ao nome é o famoso american breakfast, ou seja, o café da manhã…