Existem pratos que abraçam o estômago, que acalmam o coração e que enchem a casa de alegria. Entre tantas opções, com certeza, o fricassê está no top dez dessa lista. Afinal, um prato que recebeu pitadas brasileiras não poderia ficar fora desse ranking, certo?
Apesar de não ter as técnicas francesas, o prato brasileiro conta com um sabor indiscritível. Possui tudo o que a gente mais gosta em uma refeição: cremosidade, crocância e bastante queijo.
É uma receita tamanho família, preparado em travessa e bem caseiro. É bem raro encontrar esse prato nos menus de restaurantes por aí. Por isso, nada melhor que atualizar o seu conceito de fricassê e coloca-lo em outro patamar. Fique de olho em todas as versões e escolha a sua preferida:
Dizem que queijo e gratinado sempre salvam, não é mesmo? E é isso que acontece nessa versão que também reaproveita as sobras do frango assado. O ideal é resgatar as partes mais “carnudas” como o peito de frango e a sobrecoxa. A receita é bem diferente e tem toques especiais de noz moscada, declaçagem com vinho branco, creme de leite fresco e amido de milho. Ficou curioso?! Clique na receita e confira todas as dicas!
Procurando uma versão simples com ingredientes simples e pouquíssimos passos? Então, se liga nessa receita que leva apenas o frango desfiado refogado, creme de leite, requeijão, lata de milho verde, queijo mussarela e batata palha. Você piscou e ela está pronta!
Se você é louco por carne ou tem um resquícios dela por aí, pode se aventurar nessa opção inesperada. Aqui, no lugar do creme de leite entra o requeijão. A preparação é feita em uma panela só, ou seja, não precisa do liquidificador. O milho, por exemplo, entra direto no refogado da proteína. E claro, que a batata palha não poderia faltar!
O almoço em família nunca mais será o mesmo depois que experimentarem esse delicioso fricassê de bacalhau. Apesar de não levar o clássico creme de milho, tem uma camada de batata souté cremosa que dá todo o tchan com as lascas do peixe. A cremosidade é tão marcante no prato que não tem como não se apaixonar na primeira garfada!
Esse prato é a opção certeira para quem quer inovar sem ter muito trabalho na cozinha. Afinal, o diferencial é adicionar uma camada de purê de batata na montagem do seu fricassê. O frango em si não tem muito segredo: refogado e creme de milho. É um prato completo já que leva a proteína e o carboidrato de uma vez só. Ah, e fica extremamente cremoso!
Outra opção para fugir do básico e preparar um prato diferente. Essa receita reúne diversos ingredientes para o preparo do creme. Além, dos camarões salteados, a base possui um refogado de pimentões, coentro à gosto e pedaços de palmito. O creme de milho é bem simples de ser feito e, para complementar, a sugestão é finalizar com fatias de mussarela e batata palha.
Esse prato é especial por se tratar de uma versão repleta de temperos. Tem curry, extrato de tomate, pimentão, azeitona, cheiro verde e coentro. E nem por isso se torna uma receita difícil, é uma tranquilidade para fazer, pois as etapas são fáceis e sem complicações.
Essa é uma receita que se assemelha ao prato original. Esse fricassê não leva o tradicional creme de milho e nem creme de leite. O molho é cremoso por conta da combinação da ricota, creme cheese e cenoura. É uma opção com menos calorias, leve e prático de preparar.
Essa é uma outra versão que fará sucesso com a família toda! O preparo é iniciado com a carne moída, refogando ela com seus temperos favoritos. Nesse caso, o milho vai junto nesse refogado. O creme de milho é substituído por requeijão, que pode ser levado no microondas para dar uma amolecida. É simples, fácil, econômica e fica deliciosa.
A versão mais procurada para quem ama esse prato é um fricassê bem cremoso, daqueles que chegam a escorregar no garfo e derreter no paladar. A sugestão é substituir o queijo mussarela por uma camada de catupiry na finalização. O frango também leva uma preparação diferente: milho verde, molho de tomate e requeijão. Deu para notar que suculência é o que não falta por aqui!
Para essa receita, você vai precisar de um creme de milho simples de liquidificador e um frango refogado a seu gosto. Após finalizar essas duas etapas, basta misturar tudo, levar para um refratário e polvilhar com queijo parmesão. Leve ao forno para o queijo derreter!
A versão light não altera muito da tradicional, pois a diferença está na escolha dos ingredientes. Você vai utilizar o creme de leite sem lactose, requeijão light e mussarela light.
Essa é uma receita em que toda a preparação é feita na panela. Enquanto, você refoga o seu frango desfiado, acrescente o restante dos ingredientes. A finalização fica por conta do requeijão e as fatias de queijo.
Essa receita reúne diversos ingredientes no preparo do frango para deixá-lo bem temperado, como extrato de tomate, alho, cebola, mostarda, orégano, chimichurri, sal e pimenta. O creme de milho é bem simples de ser feito e leva o caldo do cozimento de frango para levantar o sabor.
Essa é uma ótima opção para os celíacos, já que não leva trigo para engrossar o creme. O segredinho é acrescentar ao seu molho de milho um pouco de couve flor cozida, ela ajuda a dar consistência e é super nutritiva.
Essa opção de fricassê é composta por carne seca e um creme de milho bem simples. A carne é refogada no azeite com alho, cebola, pimentão vermelho, tomate e cheiro verde. O prato é levado ao forno até o queijo e a batata palha dourarem. Com certeza todos irão amar o resultado!
Esse fricassê também pode ser considerado vegano, pois além do recheio de legumes possui um molho branco bem especial. Esse conta com um “leite” caseiro de amêndoas, temperos básicos e farinha de trigo. Os legumes é livre, utilize os seus preferidos ou o que tiver dando bandeira em sua geladeira. No refratário é só jogar esse creme sobre seu refogado e levar ao forno.
Na verdade, o frango é substituído por carne de jaca. A textura é a mesma e conta com os mesmos temperos de uma proteína comum. A cremosidade fica por conta de dois molhos: o de milho e outro de castanha de caju. Ambos são preparados com água e com a ajuda do amido de milho para engrossar. Nada como uma comida colorida, saudável, saborosa e livre de crueldade animal.
Esse fricassê possui uma proteína diferente e uma preparação pra lá de criativa. Consiste em duas camadas, a primeira com um refogado de batata palha e a outra de calabresa cremosa. Sim, parece estranho mas fica muito saborosa e vale a pena conferir!
Que tal unir duas receitas em uma só? É isso que acontece nessa versão de Penne com molho fricassê! O passo a passo foge de tudo o que estamos acostumados a ver por aí, pois é a típica receita de uma panela só. Tem molho branco, tem gratinado e um frango com milho mega temperado. O pessoal de casa vai explodir de alegria com esse prato diferentão!
Mais uma união que vai fazer sucesso na sua mesa: lasanha + fricassê. O prato conta com camadas de massa de lasanha, queijo, molho fricassê e batata palha. O molho, com certeza, é o segredinho dessa receita. Além de um frango super temperado tem um creme de milho mega fácil que não leva creme de leite. Fique atento e faça agora mesmo em sua casa!
Se a preguiçinha bater por aí já sabe aonde recorrer, não é mesmo? O fricassê salva qualquer refeição e não dá trabalho nenhum!
O chuchu é um legume bastante discriminado, já que muita gente acha que é um alimento sem graça. No entanto,…
Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente…
Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar,…
O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e…
Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas…
Se existe uma refeição que faz jus ao nome é o famoso american breakfast, ou seja, o café da manhã…