Tem coisa melhor do que uma comidinha italiana? Por aqui, todos são apaixonados! E essa receita é um clássico nos restaurantes italianos, americanos e também na mesa brasileira. Por isso, é uma receita essencial para você incluir no seu repertório de comidas e no cardápio de casa.
O Fettuccine Alfredo sofreu diversas variações desde a sua origem no século XX em Roma. A receita original prevê o uso de poucos ingredientes mas de altíssima qualidade: um fettuccine fresco, uma manteiga rica em gordura e um queijo parmigiano ralado na hora. Mas o que não faltam são versões com frango, com camarões, com creme de leite, com molho branco, etc. E olha que são igualmente saborosas, viu?
Vem conferir as melhores receitas desse clássico rico em cremosidade, sabor e suculência:
A versão original é feito com apenas três ingredientes: queijo parmesão, manteiga e claro, o fettuccine. E é daqueles pratos que são finalizados na mesa, ou seja, tudo é emulsificado para formar um molho leve e rico incorporados na massa. O termo utilizado para esse processo chama “mantecatura” que envolve calor e um pouquinho da água do cozimento. O resultado é um massa simples, saborosa e sem frescura!
Quer uma opção fácil, cremosa e de uma ex-Masterchef ? Aposte nessa receita da Dayse Paparoto que leva apenas creme de leite fresco, cebola refogada, queijo parmesão, pimenta do reino e manteiga na finalização. O segredo é deixar a massa um ponto mais al dente para que termine o cozimento no molho Alfredo. Enfim, é um prato que deve ser servido imediatamente depois que pronto. Vale a pena experimentar!
Aqui, o prato é preparado de uma forma bem diferente, ou melhor, de um jeito prático que leva apenas uma panela. O fettuccine é cozido em uma imersão de molho branco e depois finalizado com creme de leite e queijo parmesão. Portanto, a receita conta com os ingredientes básicos de um bechamel como manteiga, farinha de trigo e leite. Confira o passo a passo e aprenda a fazer essa delícia em pouquíssimos minutos!
Se o molho Alfredo já é bom, com bacon fica melhor ainda! É o que acontece nessa versão que leva pedacinhos crocantes, salsinha na finalização e um preparo que deixa o prato ainda mais gostoso. O molho tem uma base simples de alho refogado na manteiga, creme de leite, noz moscada e queijo parmesão. Essa receita é daquelas que salvem o seu dia, seu humor, sua fome e sua vontade de saborear algo quentinho!
Quer uma opção mais leve, fresca e, ao mesmo tempo, cremosa? Aposte nessa versão que leva pedacinhos de frango com alho poró e creme de leite fresco. O preparo também conta com a deglaçagem de vinho branco seco, tomilho frescos e um toque de limão siciliano. Incorpore o seu fettuccine cozido nesse molho turbinado e finalize com queijo parmesão por cima. Hum, que delícia!
Essa receita leva apenas cinco ingredientes: fettuccine al dente, manteiga, creme de leite fresco, queijo parmesão e presunto Parma. É importantíssimo que o creme de leite seja o fresco ou se preferir substitua por natas. Afinal, a sua composição de gordura e textura fazem toda a diferença no resultado final. Faça e aproveite!
A receita do restaurante Paris 6 é composta por sabor, técnicas e segredinhos! A vantagem é que tudo ocorre em uma única frigideira. O preparo conta com camarões grelhados e glaceados, creme de leite fresco, estragão, pimenta do reino, queijo parmesão e um pouquinho de caldo de legumes. Esse último item corrigi o ponto de cremosidade e também do sabor final.
Outra versão que merece estar nesse top10 é o verdadeiro Fettuccine americano. O modo de preparo é tão simples que irá ser o coringuinha para aqueles almoços rápidos e fáceis, sabe? Confira a lista de ingredientes: manteiga, cream-cheese, creme de leite fresco, alho em pó, sal e pimenta do reino a gosto, queijo parmesão ralado na hora e fettuccine cozido al dente.
Tem coisa melhor do que aprender aquele seu prato favorito do restaurante? A receita do “Chicken Pasta” da rede Outback nada mais é que um fettuccine tradicional com cubos de frango grelhado, refogados sobre um cremoso molho Alfredo e finalizados com bastante parmesão. Não perca esse passo a passo porque é perfeito para fazer em casa e compartilhar com toda a família!
A receita do programa Mais Você segue o modo tradicional, que não leva creme de leite mas sim a técnica correta. O diferencial dessa versão é que a apresentadora recomenda a utilização da massa fresca, ou seja, aquelas caseiras feita de farinha e ovo. Afinal, esse é um prato para saborear com os melhores ingredientes: uma manteiga de boa qualidade e um queijo parmesão ralado bem fino na hora. Outro detalhe importante é o uso da água do cozimento da massa que é essencial para dar o ponto ao molho. Enfim, é uma receita perfeita que chega a dar água na boca só de ver!
E você já escolheu a sua versão favorita? Não importa como você faça, o Fettuccine Alfredo sempre será um sucesso garantido!
O chuchu é um legume bastante discriminado, já que muita gente acha que é um alimento sem graça. No entanto,…
Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente…
Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar,…
O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e…
Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas…
Se existe uma refeição que faz jus ao nome é o famoso american breakfast, ou seja, o café da manhã…