O bolo caseiro é um quitute que nunca sai de moda! Pelo contrário, ele é bem vindo em qualquer “pit stop” do dia.
O formigueiro, então, é um charme. Vem com pedacinhos de chocolate no meio da massa que todo mundo gosta. Por isso, é uma opção certeira para fazer em casa!
Não se sabe ao certo sua origem, mas quem o inventou é uma pessoa bem criativa. Afinal, aproveitar as sobras de granulado para adicionar na massa de bolo é algo simples mas nada óbvio. Tanto é que o resultado tem privilégio ao nome: cheio de pontos escuros quase em movimento.
O formigueiro é tão presente na cozinha brasileira que cada família possui uma receita dedicada à ele. Afinal, quem cozinha possui sempre um segredinho de bolo que nunca é compartilhado, não é mesmo?
Já que esse bolo é tão popular iremos dividir todas essas dicas para ter um doce fofo, macio, leve e com bastante personalidade.
Então, preparado para entrar nesse formigueiro?!
Esse é aquele bolo que não precisa de mais nada, ele purinho já é bom o suficiente!
A massa é ultra macia, ideal para quem quer um bolo formigueiro fofinho de derreter na boca. E sabe qual é esse segredinho?
Errou quem pensou no amido de milho. Nessa receita, a dica é utilizar o iogurte natural para deixar a massa menos quebradiça.
A sua gordura também ajuda bastante, pois garante uma leve umidade e ainda confere à massa um toque azedinho.
Equilibrando perfeitamente com os granulados, que são puro açúcar.
Enfim, é um bolo que carrega muito amor e deixa o nosso coração quentinho. Vale a pena anexar em seu acervo de receitas!
Nada mais saboroso que juntar dois bolos queridinhos em um só. Super diferente, fácil de fazer e come direto na forma!
O ponto inicial se dá no preparo de um bolo tradicional de cenoura. Com isso, se você não tem uma receitinha em mãos, siga o passo a passo da nossa aqui.
Perceba que o preparo é separado em duas etapas. A primeira no liquidificador e a finalização em uma vasilha. Nessa última parte entra a farinha de trigo, o fermento e os deliciosos granulados.
Todos sabem que bolo de cenoura de verdade tem que ter cobertura de chocolate, não é verdade? Arrase com um brigadeirão de panela ou se aventure em uma cremosa ganache.
Se você é do tipo que ama uma receita excêntrica, pode ter certeza que irá amar esse maravilhoso shipper!
Se você é do time que ama um doce bem chocolatudo, estilo gordelícia, vai babar nessa versão aqui!
O método é bem semelhante as outras. O que diferencia é alguns pitacos como um toque de noz moscada e a substituição do granulado pelas gotas de chocolate.
O resultado é bem diferente da versão tradicional. É um bolo um pouco mais doce e com uma forte presença do chocolate.
Se vale à pena essa troca? Com toda certeza respondemos que sim!
Agora, se você abriu mão da última receita, mas se identificou com a descrição pode se jogar nessa receita aqui!
Como dispensar um bolo com cobertura de chocolate? Daqueles de raspar as laterais da vasilha para pegar um plus a mais. Bem vindo ao time dos chocólatras de plantão!
Diferente das anteriores, este aqui utiliza as claras em neve para dar maciez à massa. Essa também é uma outra alternativa para deixá-lo bem fofinho! Vale a pena arriscar se você não tem amido de milho ou iogurte em casa, por exemplo.
O legal de cobertura é que você pode servi-la à parte também. Fica uma graça ao lado da fatia.
Com a junção dos dois fica difícil se contentar com um único pedaço. Para entender melhor essa situação e desfrutar dessa explosão se sabores, é só testar a receita em casa!
Esse é o formigueiro mais lindo que você vai ver por aqui! Sua aparência é tão divertida, que deixa o nosso dia bem mais contente.
A proposta vale para crianças quanto adultos. Mas confesso, que para quem não quer gastar muito, pode investir facilmente nessa versão para um aniversário. Foge um pouco da habitual nega maluca e deixa a mesa super alegre.
A substituição do granulado marrom pelo colorido dão um outro aspecto ao bolo. Claro, que tira a aparência original do “formigueiro”, mas é uma bela alternativa.
Fica ainda mais bonito se finalizar com uma cobertura de brigadeiro branco.
É um bolo que cumpre a função de mimo para o nosso dia!
Se tem uma fruta que combina com diversos doces é coco. E no bolo é quase uma perdição, principalmente para os amantes dessa doçura vindo da natureza!
Para dar uma levantada do sabor adicione o leite de coco no lugar de outro líquido. Ele potencializa muito mais do que a própria fruta ralada.
Você pode comer ele sozinho, com cobertura, quentinho, morno ou com sorvete. Enfim, o famoso coringa para se ter sempre na bancada de casa. Não deixe de fazer!
Sabe aquele bolo que você nem experimentou porém já sabe que é bom?! Então, é esse aqui!
O melhor de tudo é a facilidade no preparo, já que é um bolo formigueiro de liquidificador.
Nessa versão vulcão você vai precisar de uma cobertura cremosa para dar o efeito desejado. Por isso, é essencial adicionar o creme de leite no brigadeiro. Ele permite uma consistência mais líquida e menos doce.
Lembrando que a forma precisa ser redonda e com furo. Já que na montagem começamos pelo centro vazado até chegar a superfície do bolo. Assim, você consegue dar o acabamento liso com a espátula mesmo.
O final da história vocês já sabem, não é mesmo? É uma tortura que vale a pena filmar e depois se jogar em meio a tanto chocolate!
A opção vegana é tão incrível quanto as outras. Fica robusta e saborosa igual!
A única diferença são os ingredientes. Porém quem está acostumado com esse estilo de vida possui um acesso mais fácil à eles. Mas a vale testar!
Para essa receita você vai precisar de farinha de trigo, açúcar demerara, sal, bicarbonato de sódio, óleo de girassol, leite de soja, vinagre branco, essência de baunilha e granulado.
A cobertura é opcional. Segue a mesma linha da tradicional só que com variantes diferentes.
O resultado é uma massa um pouco mais escura devido ao demerara. E uma cobertura com um sabor equilibrado, não fica tão doce em relação a tradicional.
É uma ótima pedida para quem quer se aventurar nesse universo!
Tem pessoas que não abrem mão de comer um doce todos os dias, certo? Se você faz parte desse grupo, a partir de agora vai ser possível comer seu bolinho sem culpa!
Como é um bolo com baixas calorias, consequentemente, não possui nenhum tipo de farinha, óleo e açúcar. Tudo é substituído por ingredientes naturais que encontramos facilmente em lojas granel.
A receita deixa bem claro todas as alternativas que você precisa utilizar. Mas uma coisa que chama muita atenção é que a farinha realmente é anulada no preparo. Pois no lugar é acrescentado coco ralado fino sem açúcar. Em torno de três xícaras, ou seja, é bastante mesmo!
O desfecho é um bolo fofinho, saudável e leve para matar a sua vontade!
A opção com laranja é mais perfumada dessa lista. E equilibra super bem os sabores, ou seja, não fica tão doce quanto as outras.
O toque da fruta fica por conta do suco e das raspas de laranja que vão à massa.
Então se você quer fugir um pouco do modo tradicional, o caminho é colocar essas pitadas a mais em seu bolo.
Nesse caso, por exemplo, um tchan a mais com limão seria muito bem vindo. Até mesmo a essência de baunilha tira o aspecto de “bolo de nada”.
Experimente porque você não vai se arrepender!
O bolo de fubá é o mais amado por todos. Daqueles que vão super bem com um cafezinho quente!
Essa farinha é tão versátil que consegue chegar à pratos doces e salgados com muita facilidade. Não é à toa que todo brasileiro tem um pacotinho na despensa.
Por isso, arregace as mangas porque chegou a hora de fazer o melhor bolo de fubá de sua vida!
A receita tem ingredientes marcantes que deixam o quitute ainda mais brasileiro. Na massa, por exemplo, temos o leite de coco marcando presença. Assim como na cobertura que leva uma pitada de café quebrando a intensidade doce devido ao leite condensado e o chocolate em pó.
Se tem um bolo mais a nossa cara não sabemos. Mas que todos deveriam fazer e experimentar essa versão, isso deve!
Entrando na onda de um bolo formigueiro diferenciado, também temos essa opção saborosa e que fica pronto muito rápido!
Se você for executar na mão, ou seja, sem o uso de equipamentos elétricos opte por utilizar a manteiga derretida. Isso vai ajudar a bastante a não formar aqueles grumos, sabe?
Outra dica muito importante na receita é como deixar seus granulados uniformes na massa. É uma técnica simples com farinha de trigo que vai salvar qualquer bolo formigueiro que você for fazer a partir de agora.
Para dar o gostinho especial do leite em pó é muito simples. No lugar do leite normal, faça a preparação como manda a embalagem. Dissolva o conteúdo em um pouco de água e pronto!
A partir disso é só adicionar o restante dos ingredientes e levar ao forno.
Não poderíamos terminar essa receita sem falar de um ingrediente que casa muito com a proposta. O querido creme de avelã cai como uma luva na cobertura.
Se quiser acentuar o sabor do bolo você pode utilizar o leite em pó na decoração.
É um bolo para guardar no potinho e não dividir com ninguém. A não ser que seja alguém bem especial!
Com essas versões gostosas, as formiguinhas de plantão já podem ser efetivadas para um outro estágio da colônia.
O bolo formigueiro realmente é tudo! A base pode ser simples, mas nada que uma caprichada no granulado não resolva. Esse bolo é garantia de sucesso entre todos de casa!
O chuchu é um legume bastante discriminado, já que muita gente acha que é um alimento sem graça. No entanto,…
Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente…
Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar,…
O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e…
Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas…
Se existe uma refeição que faz jus ao nome é o famoso american breakfast, ou seja, o café da manhã…