O alfajor é um doce semelhante ao pão de mel mas com pitacos argentinos. A iguaria consiste em uma duas camadas de biscoitos levemente macios, recheio cremoso de doce de leite e cobertura de chocolate meio amargo.
Esse é a versão mais tradicional que se encontra nas esquinas de Buenos Aires e nos quiosques de shopping. Porém, o doce é tão queridinho, que criaram outros modelos que podem ou não haver coberturas, outros recheios, outras texturas de massa e apresentações pra lá de diferentes.
Por isso nada melhor que experimentar e conhecer todas essas opções com as receitas logo abaixo:
Essa versão, com certeza, é o queridinho pela maioria! Afinal, estamos falando do autêntico alfajor argentino, que possui uma massa levemente crocante, recheio de doce de leite caseiro e cobertura de chocolate. O segredo dessa receita está 100% na massa que leva um toque de mel e baunilha e ainda um tempo de descanso de trinta minutos. Depois dessa receita nem precisa ir até Buenos Aires para degustar essa delícia, não é mesmo?
Aprenda como fazer alfajor em duas versões: a tradicional argentina e a versão brasileira. A vantagem é que a receita é fácil e rápida, ou seja, tudo é feito na mão! Confira o passo a passo completo para ver todas os truques de temperatura, rendimento, durabilidade e substituições. Alias, esse alfafor caseiro dá até para ganhar uma renda extra!
Essa é uma receita para ninguém botar defeito, porque além de fácil fica uma delícia. O diferencial é que aqui utiliza o biscoito de leite triturado na preparação da massa, ou seja, não leva nada da farinha, apenas amido de milho. O alfajor ainda conta com um recheio de “creme” de doce de leite e cobertura de açúcar de confeiteiro. Não dá para perder!
Buscando uma alfajor diferente e, ao mesmo tempo, prático? Confira essa receita de microondas que possui apenas três ingredientes: bolacha Maria, marshmallow e chocolate. O modo de preparo não tem segredos e é ótimo para matar aquela vontade de um doce. Vale a pena conferir!
O alfajor de bolacha Maria é uma forma simplificada para fazer o doce argentino. O segredinho é utilizar um doce de leite firme para que ele não saia dos lados e fique bem resistente ao banho de chocolate meio amargo. Já que a bolacha é mais fina, o legal é incrementar com outra camada, deixando ele ainda mais alto.
Essa receita é perfeita para fazer com as crianças, pois não dá trabalho nenhum! A combinação do biscoito Oreo com o doce de leite feito na panela de pressão é uma “gordice” que merece ser provada. E olha que aqui nem precisa retirar o recheio branco do biscoito. Faça em casa e comprove o quanto é delicioso!
Nessa receita a textura da massa é um pouco mais crocante, estilo biscoito, principalmente depois que esfria. Depois que esse passo estiver completo, basta rechear com um bom doce de leite e polvilhar coco ralado nas laterais. Capriche na fornada, pois o difícil é comer apenas um só!
Que tal unir a massa argentina com um recheio brasileiro? É isso que acontece nessa receita que possui recheio de brigadeiro, biscoito amanteigado e cobertura de chocolate. O modo de preparo não foge do tradicional, mas é uma maneira de inovar o sabor e deixá-lo com a nossa cara!
Essa é uma versão simplificada de alfajor pão de mel no palito. Para substituir a massa são utilizados biscoitos pão de mel, sem cobertura e comprados prontos. Já o recheio é com o clássico doce de leite, a cobertura de chocolate se mantem e conta com confeitos mega coloridos. Vale a pena testar!
Que tal acrescentar raspas de limão em seu doce? A sugestão é utilizar esse ingrediente no recheio, ou seja, combiná-lo com o delicioso doce de leite. O preparo da receita é bem simples e fica pronto rapidíssimo. O acabamento é mais rústico, apenas com açúcar de confeiteiro por cima e está pronto!
Essa é uma sobremesa simples que é impossível parar de comer! A taça cremosa consiste em combinar os ingredientes do alfajor só que de uma forma desconstruída. A textura é bem nítida no paladar pois conta com o cremoso do doce de leite, o crocante das raspas de chocolate e a farofinha de maizena.
Quer um alfajor diferente e de encher os olhos de alegria? Experimente adicionar corante alimentício na massa e veja o resultado! É uma ótima forma para alterar a aparência do doce e deixar a mesa de aniversário ainda mais chamativa.
Além de ser uma sobremesa digna de Natal, também é ótima maneira para dar fim naquele panetone estendido no armário. Além, dessa iguaria natalina, você precisará de apenas dois ingredientes: doce de leite e chocolate meio amargo. O modo de preparo é ainda mais simples que, com certeza, você irá tirar de letra!
Que tal um alfajor personalizado, bem colorido e com as cores do arco íris? Essa receita não difere muito das outras. O truque está na cobertura que leva chocolate branco derretido, corantes alimentícios e glitter comestível. Se prepare para colocar sua criatividade e os dotes artísticos em ação!
Se você curte inovar não só no sabor, mas também na apresentação, que tal preparar esse alfajor de bolacha? Aqui, ele é servido no palito de picolé e tem um preparo super simples. O bacana é decorar com confetes, granulados e com tudo o que tem direito para deixar a mesa de doces ainda mais charmosa!
Esse alfajor vai ser um sucesso como lembrancinha ou um faça e venda para ganhar uma renda extra. A receita possui um rendimento de 35 unidades e conta com o modelo clássico de alfajor argentino. Porém, tem um grande diferencial na massa: cacau em pó, raspas de limão e mel. Na receita, você ainda confere valores, preço unitário e tipos de embalagens.
Se você deseja uma receita vegana basta substituir alguns ingredientes para saborear o doce argentino sem crueldade animal. Confira a lista de ingredientes para a massa: farinha de arroz, amido de milho, açúcar, leite vegetal, óleo e essência de baunilha. A receita ainda confere duas opções de recheio: doce de leite de castanhas e ganache vegana.
A massa desse doce é feita com um mix de farinhas: arroz, amêndoas e amido de milho. O preparo ainda conta com fermento químico, goma xantana, manteiga ghee, ovos e adoçante culinário.
Essa receita é ótima para matar a vontade de saborear um doce mas sem sair da dieta. A massa utiliza ingredientes saudáveis como farinha vegetal, óleo de coco, xilitol, clara de ovo e essência da baunilha. O recheio e a cobertura ficam por conta da pasta de amendoim e o chocolate 70% cacau.
Esse alfajor também é bem diferentão, mas igualmente saboroso. A massa amanteigada é substituída por um cookies com gotas de chocolate e o recheio de doce de leite pelo marshmallow caseiro. Para completar ele é coberto com chocolate meio amargo para formar aquela casquinha irresistível!
O alfajor é tão versátil que combiná-lo com um recheio de mousse é uma outra proposta incrivelmente saborosa! A massa de biscoito tem sabor e cor de chocolate. E apesar de aguardar uns minutinhos na geladeira não dá trabalho nenhum. O recheio é feito com a mistura do chantilly e o doce de leite. O ideal é decorá-lo com o bico de confeiteiro e finalizá-lo com um pouco de açúcar por cima.
Que tal um alfajor com sabor e textura de bolo? Essa receita tem como o ingrediente secreto a maizena que garante toda a maciez à massa. O recheio também é bem convidativo: doce de leite com nozes. Confira o modo de preparo e se surpreenda com o resultado!
Esse pavê é uma ótima sobremesa para quem curte alfajor. A travessa é composta por duas mousses deliciosas (chocolate e doce de leite) e com bastante alfajor. O melhor de tudo: é super prática de fazer!
A acidez dessa fruta combina perfeitamente com o sabor do doce argentino! O alfajor conta com uma massa de biscoito que chega a derreter no paladar e um recheio cremoso de trufa de limão. Apesar de levar chocolate branco no preparo, o sabor não é nada enjoativo. Vale a pena experimentar!
O desejo por esse doce é tanto que a única solução é prepará-lo em um tamanho maior, concordam? Essa receita utiliza apenas três ingredientes: biscoito, doce de leite e chocolate meio amargo. A montagem é super criativa e tem um passo a passo que não tem erro!
Essas são só algumas alternativas que podem ser colocadas em práticas por você. Mas ele é tão versátil que vale outras criações e você pode usar&abusar dessa experimentação. O que não pode acontecer é deixar de experimentar essa iguaria e formar a sua receitinha secreta!
O chuchu é um legume bastante discriminado, já que muita gente acha que é um alimento sem graça. No entanto,…
Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente…
Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar,…
O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e…
Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas…
Se existe uma refeição que faz jus ao nome é o famoso american breakfast, ou seja, o café da manhã…